De iniciativa do Vereador Nô, Câmara presta Moção de Aplauso à equipe...

De iniciativa do Vereador Nô, Câmara presta Moção de Aplauso à equipe campeã nacional de lançamento de foguetes

Vereador Nô entrega placa aos homenageados

A Câmara Municipal concedeu na sessão ordinária de segunda-feira, 02, Moção de Aplauso ao professor Cléber Aparecido de Sousa Silva e aos alunos Diogo Aguiar Assunção Azambuja e Jackson dos Santos Guimarães, da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, por tornarem-se Campeões Nacional de Lançamento de Foguetes.  A homenagem de autoria do vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM) contou com o apoio de todos os parlamentares.

Os alunos, orientados pelo professor de Física, Cléber Aparecido, sagraram-se campeões na Mostra Brasileira de Foguetes, durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia.

O evento aconteceu na cidade de Barra do Piraí no Rio de Janeiro, entre dias 29/10 a 01/11. O trio rio-brilhantense esteve representando além do município de Rio Brilhante o Estado de Mato Grosso Sul. A competição acontece anualmente, é organizada pela (OBA) Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e é considerada a mais importante do Brasil na modalidade. Em 2019 o evento contou com a participação de 48 equipes, de diversos estados do Brasil nas quais participaram de oficinas, palestras e dos lançamentos de foguetes.

O título dos estudantes do município veio com a realização de um lançamento de 259,2 metros, com essa marca a equipe da Fernando Corrêa da Costa foi declarada Campeã Nacional. Além do título a equipe foi premiada nos quesitos; apresentação de equipe, melhor base de lançamento e melhor foguete.

Para atingir esta marca inédita, a equipe contou com o apoio da escola Fernandão, da população Rio-Brilhantense e comerciantes que contribuíram com doações de materiais, rifas, além de muito incentivo. Segundo o professor Cléber Aparecido, a melhor premiação que a equipe obteve foi perceber que não estava sozinha neste importante desafio, “fomos incentivados por nossos familiares e amigos a irmos em busca dos nossos sonhos”, afirmou.  O troféu de campeão veio condecorar a nós e todas essas pessoas maravilhosas que de alguma forma contribuíram para o sucesso da nossa equipe”, destacou Cléber.

Os novos desafios da equipe é expandir cada vez mais seus horizontes de conhecimentos e futuramente estar melhorando este projeto, além de incentivar outras escolas a participarem e assim podemos ter mais representantes de Rio Brilhante nestas competições.

Para o autor da Moção, vereador Nô, “é um orgulho termos alunos e professores tão talentosos e que representam com brilhantismo o nome de Rio Brilhante sendo destaque no cenário nacional. Parabéns alunos e professores pela dedicação e pela conquista”, disse Nô.