Vereador Sérgio Silva sugere nome de Maiana Barbosa Oliveira para Clínica da...

Vereador Sérgio Silva sugere nome de Maiana Barbosa Oliveira para Clínica da Mulher

Nomear a Clínica da Mulher como Maiana Barbosa Oliveira, além de eternizar sua história, alegria e vontade de viver, será também um exemplo para que no futuro, saibam da luta da nossa geração pelo fim da violência contra as mulheres.

Com este objetivo e como forma de homenagem, o vereador Sérgio Silva (PSDB) apresentou ao prefeito municipal e ao secretário de infraestrutura, a sugestão do nome de Maiana para a Clínica da Mulher de Rio Brilhante.

A proposição foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com a presença de familiares da jovem.

Em sua justificativa, o vereador Sérgio apresentou um relato sobre sua breve vida, ceifada precocemente, vítima de feminicídio.

Sua breve história

Rio-brilhantense, nasceu no dia  13 de novembro de 1998. Aqui ela morava com a família e trabalhava na Usina Rio Brilhante. A jovem cursava História na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Mulher negra, guerreira, amante e praticante da capoeira, tinha atuação em defesa das minorias, contra o racismo, era ativista de movimentos sociais. Aos 20 anos foi brutalmente assassinada por seu ex-companheiro, na cidade de Dourados, na companhia da filha de um mês.

Um crime que chocou a cidade e região na época. Os corpos de Maiana e de Dandara foram encontrados pela mãe de Marcos, autor do crime e pai da filha de Maiana,  na casa da família dele, no dia 26 de novembro de 2018.

A Universidade onde  estudava, suspendeu as aulas no curso no dia do crime para que homenagens fossem feitas. Mãe e filha foram enterradas em Rio Brilhante, no dia seguinte.

A mãe de Maiana, Dona Maria de Lourdes Barbosa, busca forças para aceitar a tragédia que aconteceu com sua  filha e sua neta, mas é com muito orgulho que lembra da jovem determinada, alegre, estudiosa e cheia de sonhos.

Relembra que Maiana escolheu nome da filha  após pesquisar na internet e descobrir que “Dandara” simboliza a luta de uma mulher por igualdades. Dona Maria também falou sobre um livro que Maiana estava lendo poucos dias antes de morrer, cujo tema trata sobre o enfrentamento das mulheres negras a violência de gênero e as lutas por dias melhores.

Dona Maria relata ainda que aos 13 anos Maiana quis fazer capoeira, e sendo menor de idade, teve que assinar autorização. Muito dedicada, foi subindo todos os degraus do esporte.

Responsável em tudo o que fazia, saia às 5h para trabalhar e voltava 1h da manhã, após as aulas na faculdade sem nunca reclamar, sem cansaço. Mesmo grávida não parou de trabalhar nem de estudar. Quando prestou vestibular na universidade federal, não imaginava que iria passar, mas conseguiu. Sempre foi muito inteligente.

Foi uma filha que nunca deu trabalho, ao contrário, era carinhosa (beijava a mãe todos os dias ao sair para o trabalho). Era antenada nos acontecimentos políticos e muito bem informada.

A moça conquistou o respeito e carinho das pessoas, e no dia de seu velório, Rio Brilhante parou. Até mesmo os moradores de rua foram prestar sua homenagem, ela sempre conversava com eles e lhes dava atenção.

Uma menina com sonhos, aluna dinâmica e atuante e muito segura da sua condição, firme no seu propósito, foi vítima daquilo que ela tanto combatia.

Mas com o tempo outros crimes de feminicídio foram acontecendo e essa tragédia tornou-se apenas um número no histórico de violência contra as mulheres, condição que requer a luta insistente e constante contra o machismo e suas mais variadas formas de violência, seja física ou psicológica.

Finalizando, o vereador Sérgio destacou que “esta é uma homenagem simbólica à Maiana, mas, sobretudo  uma forma de continuar-mos enfrentando a violência covarde e desumana contra todas as mulheres”.

Assessoria de Comunicação – CMRB