Vereador Éverton faz moção de congratulação a Rede Feminina de Combate ao...

Vereador Éverton faz moção de congratulação a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Brilhante

O Vereador Everton Cristiano Carvalho – PDT apresentou na Sessão da ultima segunda-feira (15) uma justa e merecida Moção de Congratulação as mulheres da Rede Feminina de Combate ao Cancer de Rio Brilhante, recebendo o apoio de todos os parlamentares com assento nesta Casa de Leis.

Éventon lembrou da incansável luta que essas “ Mulheres guerreiras” tem por esta causa tão séria que é o Câncer, que tem ceifado muitas vidas não só no município como em todo mundo. Mas graças a Deus, existem pessoas voluntárias que tentam pelo menos amenizar a dor destes pacientes, com uma ajuda emocional, e até mesmo encaminhando para tratamento.

O Parlamentar parabenizou a instituição pelos 15 anos de fundação e de bons trabalhos prestados a população, completando no ultimo dia 4 de maio. E lamentou que mesmo já tendo 15 anos de fundação a Rede e tendo um trabalho de utilidade publica, a Rede não recebe nenhum aporte financeiro, nem do poder publico do estado nem do município.

O vereador destacou ainda que, “foi aprovado uma Indicação de minha autoria a poucas semanas atrás,  para que a Rede Feminina de Combate ao Câncer pudesse receber do município uma subvenção, pois seria de grande importância para que elas tivessem um pouco mais de tranqüilidade para continuar com esse belo trabalho no município, o Deputado Estadual GerogeTakimoto se prontificou em estar engajado conosco nesta luta para buscar recursos junto ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou Éverton.

HISTÓRIA DA REDE FEMININA

A Rede Feminina surgiu pelo desempenho de duas senhoras, que passaram pela triste experiência, de terem pessoas da família acometidas pela doença.

Sra  Rita Miguel da Silva conheceu e recebeu apoio lá em São Paulo, de Dona Carmem no tratamento de sua filha, hoje curada.

A outra Senhora, Sônia Borges da Silveira, passou pelo mesmo sofrimento, cuidando de uma sobrinha que infelizmente veio a falecer. Unidas pelo sentimento de poder ajudar, buscaram apoio, esclarecimentos e orientações  principalmente da Rede Feminina de Campo Grande MS, para concretizarem esse sonho.

A entidade foi fundada em 04 de maio de 2002. Em fevereiro de 2004 a Sra Antônia de Souza Barbosa, presenteou a Rede com a sede própria, tornando-se uma voluntária benemérita.

A primeira presidente foi a Sra Sônia Borges, faleceu antes de completar seu mandato, assumindo a vice-presidente Sra Hisae Matsunaka das Neves. Na seqüência presidiram a entidade, a Sra Rita Miguel da Silva, por três mandatos não consecutivos, a Sra Darice Maria Beck e a Sra Rosa Maria Cansian.

A atual Diretora 2016/2018 Sra Soelmira Elisa Facco como presidente e a Sra Silvia Marina Caravina Mendonça, como vice-presidente.

O número total de voluntárias é de vinte e sete, sendo que cinco são voluntárias fundadoras.   O trabalho é distribuído por todas indistintamente, respeitando evidentemente as limitações de cada uma.

Esse trabalho é de orientação, prevenção, acompanhamento, apoio aos pacientes e familiares, campanhas educativas em escolas, palestras, etc.

Os recursos financeiros para o desenvolvimento dessas ações vêm através de campanhas, bazares, doações de empresas, entidades, associações, organizações e clubes de serviço, comércio e população em geral.

Os pacientes são assistidos com consultas, exames, alimentos, medicamentos, suplementos alimentares, passagens, empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, bengalas e perucas.

De três em três meses, reúnem-se os pacientes para uma tarde de confraternização, com um cantinho da beleza, música ao vivo, bingo, sorteio de brindes, comemoração com os aniversariantes, lanche e ao final recebem cestas de frutas e alguns recebem cesta básica.

A Sra Soelmira Facco deixa uma mensagem.

“Eu também já fui acometida de um pré câncer. Não chorei ou me desesperei. Fui sim procurar ajuda. Estejam sempre atentas a qualquer diferença no corpo e aprendam a se cuidar”.

Assessoria de comunicação CMRB – Oséias Pereira