Requerimentos e indicações aprovadas na 37ª Sessão Ordinária

Requerimentos e indicações aprovadas na 37ª Sessão Ordinária

Proposições aprovadas na 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rio Brilhante realizada no dia 08 de novembro, segunda-feira.

Vereador José Maria C. de Sousa Nô – DEM

Requerimento ao secretário de estado de Infraestrutura solicitando o asfaltamento de parte da Rodovia MS-379, e que irá beneficiar mais de 130 famílias.
Esta solicitação é uma cobrança antiga dos moradores que utilizam a  “estrada do cadeado” como é conhecida. Alí a poeira ou barro em dias chuvosos geram grandes transtornos para os usuários. O pedido  é de que seja asfaltado um trecho de 10 km .

Indicação ao prefeito, ao secretário de Infraestrutura, e ao gerente da Agetrat, sugerindo estudo da possibilidade de instalação de toldos no estacionamento da praça central, em frente ao Banco do Brasil e Movéis Gazin.
As altas temperaturas vêm castigando muito o município e, no sentido de amenizar um pouco quem utiliza o estacionamento mencionado, sugerimos a instalação de toldos no estacionamento que é utilizado diariamente por diversas pessoas.

Vereador Venizelos Papacosta Neto – PSL

Requerimento à senadora Soraya Thronicke solicitando destinação de recursos financeiros no valor de R$ 489.244,00 com vistas a aquisição de dois caminhões frigorífico para merenda escolar.

A alimentação dos alunos merece um cuidado especial, por isso o caminhão frigorífico irá ajudar a manter a qualidade da merenda. O caminhão conta com sistema de refrigeração e vai  proporcionar mais agilidade, qualidade e economia no transporte de alimentos, fazendo com que cheguem às unidades em melhores condições de armazenamento.

Indicação ao prefeito, ao secretário  de Educação e à gerente de Ensino e Administração Escolar sugerindo a ampliação do atual quadro técnico de nutricionistas na Secretaria Municipal de Educação.
O quadro efetivo atual é composto somente por dois profissionais, um com carga horária de 40 horas e outro, de 20 horas.
O Conselho Federal de Nutricionistas estabelece parâmetros numéricos mínimos de referência, por entidade executora, para a educação básica. Sendo assim, são necessários para suprir a demanda legal conforme resolução, o total de 4 profissionais mínimos entre o responsável técnico e quadro técnico. A necessidade de contração de novos profissionais, reposição ou readequação se faz necessário entre outras necessidades urgentes devido ao trabalho extenso que

Indicação ao  prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo estudo da possibilidade de construção de faixa elevada nas ruas que dão acesso às escolas e centros de educação infantil.
Alguns estabelecimentos educacionais já possuem esta faixa elevada, restando outras que se fazem necessárias  tendo em vista que os perímetros escolares possuem grande trafegabilidade de veículos. A medida irá propiciar melhor segurança aos alunos das escolas e melhor trafegabilidade nos locais de área escolar, além de melhor  acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Vereador Carlos Roberto Segatto – Tucura – PTB

Requerimento ao diretor presidente da Sanesul e ao supervisor da empresa, unidade Rio Brilhante, solicitando uma análise na qualidade da água do nosso município.
O vereador recebeu vários questionamentos da população a respeito das desconfianças sobre a qualidade da água. Pessoas da mesma família, vizinhos e conhecidos com os mesmos problemas de saúde por esses dias, (diarréia, febre, vômito e dor no estômago). Acreditam ser por contaminação da água pois, em uma família o único que não passou mal foi a criança menor de um ano que toma água mineral comprada. Em outros casos, mães reclamam que suas crianças estão com esses sintomas. Já perceberam água suja saindo da torneira e pedem com urgência essa análise.

Indicação ao prefeito  e ao secretário de Infraestrutura, sugerindo que seja feita a substituição das lâmpadas queimadas dos postes de iluminação pública do Bairro Olímpico.
Há algum tempo os moradores vem aguardando a troca, porém até então as providências não foram tomadas.

Indicação ao prefeito e ao secretário de Educação sugerindo que seja estudada a possibilidade de ser cantado o Hino Nacional nas escolas municipais pelo menos duas vezes por semana, na segunda-feira e sexta-feira.
O Hino Nacional destaca fatos importantes da história do país, simboliza lutas passadas e contribui para a construção da identidade do povo brasileiro. Que nossas crianças cresçam amando a pátria e as cores da nossa bandeira.

Vereador Rodrigo Laboissier – PSDB

Requerimento ao diretor operacional da Empresa Morhena e ao responsável da empresa em Rio Brilhante solicitando que seja enviado o relatório dos dias em que não foram prestados os serviços pela Empresa Morhena, no município durante o ano de 2021.
Existem muitas reclamações relacionadas às ausências dos serviços que deveriam estar sendo prestados pela a Empresa e que estão gerando vários problemas, ocasionando  mau cheiro por conta da falta da coleta do lixo, coleta seletiva, como também das limpezas na vias publicas.

Vereadora Wandressa Barbosa – PSD

Indicação ao prefeito, ao secretário de Desenvolvimento e ao secretário de Infraestrutura  sugerindo que a prefeitura disponibilize transporte para os trabalhadores que residem no Distrito de Prudêncio Thomaz  e trabalham em Rio Brilhante.
A população relata que a falta de transporte saindo do Distrito para o a sede do município tem causado inúmeros prejuízos aos trabalhadores naquela localidade. Muitas pessoas conseguem emprego na cidade mas não tem como se deslocar até o local de trabalho.

Indicação ao prefeito, ao secretário de Educação e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que a prefeitura faça um estudo de possível instalação de transbordo escolar para o embarque e desembarque dos universitários.
Diariamente muitos alunos de Rio Brilhante se deslocam para Dourados para as faculdades públicas e privadas. A Locomoção é feita por ônibus disponibilizados pela Prefeitura. Dentro desse contexto e buscando atender os anseios dos mesmos, a vereadora propõe  tal medida.

Assessoria de Comunicação – CMRB