Covid – Venizelos sugere atendimento de psicólogo para profissionais da saúde e pacientes

Aprovada indicação de autoria do vereador Venizelos Papacosta Neto (PSL) que sugere ao prefeito municipal e a secretária municipal de Saúde que se avalie a necessidade e disponibilize de um psicólogo para atendimento de todos os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate ao Covid-19, bem como aos pacientes e seus familiares.
Diante da seriedade e delicadeza do momento vivido, em especial pelos profissionais que atuam no enfrentamento ao Covid, com incertezas, alguns isolados de familiares, pacientes que aguardam vagas de UTI, pacientes que perdem suas vidas, reconhecendo a intensidade dos sacrifícios diários, em favor da dignidade e saúde psicológica desses profissionais, o vereador faz a presente indicação.
O objetivo é de que haja um profissional da área de psicologia para atendê-los, além de prestar auxílio a pacientes e seus familiares. Um cuidado realmente humanizado nesse período só é possível, além dos demais profissionais, com um psicólogo como membro da equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar, para contribuir não só com os pacientes e familiares, mas também nas especificidades que auxiliam todo o trabalho da equipe.
Esse trabalho atua não apenas na dor do paciente, mas também na angústia inegável da família e na angústia disfarçada, muitas das vezes negada pela equipe. No cotidiano de um ambiente hospitalar, os profissionais lidam com situações de sofrimento e dor, a dificuldade de lidar com problemas na convivência gera situações de estresse, que por muitas vezes se traduzem em impotência, frustração e revolta.
Com a progressão da pandemia, aumentou a vulnerabilidade social e fragilidade emocional, e os psicólogos hospitalares acolhem a angústia, o desespero e o medo da morte, da perda de entes, do emprego ou até mesmo da dignidade. Neste contexto, estas condições geram grandes agravos a equipe de saúde, a mudança das rotinas, o sofrimento físico e emocional, principalmente da equipe de enfermagem, que arduamente está em maior contato com os pacientes, ficando isolados durante o plantão dentro do setor especializado Covid-19, família e sociedade. Somatiza-se ainda a questão do medo da doença e a preocupação com a própria saúde e com a de sua família.
“O plantão psicológico abre espaço para que os profissionais de saúde possam buscar ajuda, podendo ser terapêutico em si, ou a porta de entrada para cuidados mais prolongados. As consequências psicológicas, da equipe, pacientes, familiares e sociedade, acabam se intensificando ainda mais durante a hospitalização, sobretudo nos casos mais graves, pela incerteza da cura, do medo da perda e da falta de informações concretas quanto a doença. Assim, o psicólogo tem uma grande importância no ambiente hospitalar, diante da pandemia da Covid-19, atuando na linha de frente, garantindo que a relação paciente-profissional-família cause o mínimo de prejuízos à saúde mental”, concluiu o vereador.

Equipamentos odontológicos

Em outra proposição, o vereador Venizelos solicita ao deputado estadual Capitão Renan Contar a destinação de recursos financeiros no valor de R$ 68.900,00 com vistas à aquisição de aparelhos do setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.
“Considerando o Oficio nº49/2021, encaminhado pelo Auditor Odontólogo Gustavo Tonelli Peres, como consta em anexo, este requerimento tem como finalidade equipar o setor de odontologia”, destacou o vereador.

Assessoria de Comunicação – CMRB