Wandressa Barbosa cobra lugar adequado para descarte de pilhas e baterias

Wandressa faz uso da tribuna por melhorias aos munícipes

A Vereadora Wandressa Barbosa – PSB solicitou ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Desenvolvimento que seja providenciado um local adequado no centro da Cidade para descartes de pilhas e baterias usadas, bem como equipamentos eletrônicos

Wandressa justifica que as pilhas e baterias que contém em suas composições chumbo, cádmio e mercúrio e seus compostos, tenham procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado. Dessa forma os efeitos danosos ao meio ambiente seriam reduzidos, pois, se colocados junto ao lixo doméstico, as substâncias contidas nas pilhas e baterias, contaminam o solo, lençol freático e atmosfera. Essas substâncias também causam sérios danos à saúde, como por exemplo: doenças cardíacas, distúrbios digestivos, osteoporose, problemas pulmonares, disfunção renal e depressão. Somado ao fato de que as pilhas e baterias demoram até 500 anos para serem absorvidas pelo ambiente, e que no Brasil, por ano são descartadas 170 milhões de pilhas e baterias, o problema passa a ser grave.

O processo de devolução de pilhas, baterias usadas ainda não são de costume entre a população brasileira; apenas alguns municípios o fazem, porém, é preciso ampliar esse número.

Em Rio Brilhante já existe um ponto de descarte para estes materiais localizado no Parque Industrial, porém a maioria da população não tem disponibilidade de ir até o local.

“Por essa razão, indicamos ao Executivo Municipal um local adequado dentro da cidade para que seja feito o descarte das pilhas e baterias e a separação dos equipamentos eletrônicos como exemplo: peças de computadores, teclado, mouse, etc”, encerrou a Vereadora.

Assessoria de comunicação da Câmara Municipal – Oséias Pereira