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Pedido de reativação da fábrica de manilhas e blocos do município visa pavimentar ruas em parceria com empresas e Agepen

A indicaçãonº4 endereçada ao prefeito municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura também de autoria do vereador Adão, sugere a reativação da fábrica de manilhas localizada no parque industrial.

Sugere ainda que também sejam fabricados blocos de concretos e que esses blocos sejam utilizados para realização de pavimentação no município, em especial, no próprio parque industrial, através de uma parceria entre o município e as indústrias e empresas lá instaladas. E ainda, para maior economia, solicita a realização de convênio entre o município e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para utilização de mão-de-obra de presos em regime semi-aberto e aberto que cumprem pena em nossa comarca.

Em média, o preço do asfalto no Brasil teve alta superior a 60% no acumulado de 2018. Houve estados em que a tonelada variou 72% em 12 meses, como é o caso do Ceará. Isso inviabiliza o uso do material para a pavimentação urbana e estimula o pavimento intertravado de concreto em ruas, avenidas, praças, ciclovias e estacionamentos. Outro fator que favorece a utilização de elementos pré-fabricados é a questão ambiental. Além da menor emissão de CO2, em comparação com o asfalto, a permeabilidade do material possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo. Mais um ponto favorável está relacionado à reflexão da luz do pavimento intertravado, o que permite que as prefeituras economizem recursos com a iluminação pública.

Também há vantagem quando o espaço público precisa passar por manutenção ou por alguma intervenção que exija a instalação de tubulações de água, gás ou energia elétrica. Os blocos podem ser removidos e reinstalados sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição.

Além disso, o piso intertravado é o único que permite liberar imediatamente o tráfego de veículos e pedestres, depois de instalado ou reinstalado. A evolução tecnológica na fabricação de blocos para a pavimentação intertravada de concreto é outro estímulo ao uso do material. “Atualmente, esse tipo de pavimento oferece peças de resistências adequadas ao tráfego leve de veículos e pessoas e também peças de maior resistência que permitem suportar cargas de algumas toneladas.

Os organismos buscam parcerias com o poder público para pavimentar ruas em bairros com pouca infraestrutura. Um exemplo é o que acontece em Sorocaba-SP, onde a ABCP ministrou cursos gratuitos e prestou assistência técnica para que os próprios moradores trabalhassem na pavimentação de vias secundárias. “O projeto criado pela prefeitura de Sorocaba tem o espírito de, em conjunto com a população, executar a pavimentação.

A realização da pavimentação asfáltica no local poderá ser realizado em parceira publico-privado, onde as empresas arcariam com os custos da fabricação dos blocos e o município com a realização do asfalto no local.

Assessoria de Comunicação – CMRB