Pedágio – Valores a serem cobrados preocupam vereadores, que buscam alternativas para isenção ou redução das taxas

Diante da cobrança do pedágio inicialmente prevista para começar em outubro e agora antecipada para o próximo dia 14 de setembro,  os vereadores de Rio Brilhante trouxeram à tribuna mais uma vez, a preocupação com a privatização da BR 163.

Não alheios ao fato do que esta mudança na rotina dos moradores de Rio Brilhante e região trariam a partir do funcionamento das praças de pedágio, os parlamentares tem se manifestado quanto aos benefícios e os problemas advindos com a privatização.

Para o Presidente da Casa, Sergio Rigo, em um primeiro momento logo no início das obras já houve um descontentamento da população e vereadores sobre a maneira com que a CCR MS Via, empresa que administra a BR 163, atuou no Distrito de Prudêncio Thomaz, sem nenhum tipo de consulta prévia e praticamente “cercou” a comunidade deixando poucos acessos à rodovia. “Agora a preocupação dos vereadores é com os valores a serem cobrados”, assinalou.

De acordo com o vereador Nô, o preço para veículo de passeio que seria R$4,30 será na realidade R$6,50. “Para quem vai a Dourados diariamente, terá que pagar ida e volta e esse valor acumulado pesa no final do mês para o cidadão”, disse.

Já o vereador João Pedro trouxe na tribuna gravação de áudio que está circulando nas redes sociais e na TV, sobre como essa cobrança vai influenciar principalmente na vida dos  caminhoneiros. “Precisamos que nossos senadores, deputados federais e governo interfiram nessa questão”, argumentou.

Participando do debate,  Juraci questionou a forma como a CCR vem se impondo em suas obras, sem abrir diálogo, sem responder a documentos. Além disso, criou-se a expectativa de que o município teria participação de pelo menos R$120 mil por mês, mas na realidade não vai passar de R$60 mil.

Autora de proposição de audiência pública para tratar sobre o tema, Belinha informou que desde o mês de março deste ano vem tentando agendar uma data com engenheiros ou responsáveis da empresa para que tragam maiores explicações, porém sem sucesso.

Também atento ao problema, Totinha informou que em algumas cidades do Paraná existe legislação que isenta ou reduz as taxas de pedágio para veículos emplacados no município que possuem praça de cobrança. “Solicitou cópia desta documentação para estudar a possibilidade de aplicar aqui em Rio Brilhante”, disse.

Os valores variam de R$ 4,70, na região de Mundo Novo a R$ 7,20 chegando em Campo Grande. Os postos de pedágio estão instalados nos municípios de Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari , São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes.