Foto: Assessoria Gabinete Presidência CMRB
Durante a solenidade em comemoração aos 20 anos de instalação da Vara do Trabalho de Rio Brilhante, realizada nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, vereador José Maria Caetano de Souza – Nô, ressaltou a importância da instituição para o desenvolvimento jurídico, social e econômico do município.
Em sua fala, o vereador lembrou o papel desempenhado pelo Poder Legislativo na época da implantação da Vara. “Os três poderes andam de mãos dadas. Tive a oportunidade, naquela época em que era presidente desta Casa, de participar da doação do terreno com o aval da Câmara. E hoje, tivemos a honra de participar desta solenidade comemorando duas décadas dessa grande conquista”, destacou.
Nô enfatizou que a criação da Vara do Trabalho transformou a realidade local, aproximando a Justiça do Trabalho da população, que antes precisava percorrer longas distâncias até Dourados. “Há 20 anos, Rio Brilhante não tinha uma Vara do Trabalho. Hoje, percebemos como isso facilitou a vida da nossa população — tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores. A presença dessa instituição trouxe segurança jurídica e abriu caminhos promissores para o nosso município”, afirmou.
O vereador também parabenizou os homenageados — o ex-prefeito Sidney Foroni, a primeira juíza da unidade Ivete Bueno Ferraz e a servidora Estelita Oliveira —, reconhecendo suas contribuições para a construção e consolidação da Justiça do Trabalho em Rio Brilhante.
Para o presidente, celebrar os 20 anos da Vara do Trabalho é reafirmar o compromisso com uma cidade que cresce com responsabilidade, cidadania e respeito às leis. “Rio Brilhante só tem a ganhar quando fortalecemos instituições como esta. A Justiça do Trabalho é fundamental para manter o equilíbrio e o diálogo nas relações laborais, e nós, como Poder Legislativo, seguimos à disposição para apoiar iniciativas que garantam mais desenvolvimento e justiça para nossa população”, finalizou.