A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou nesta segunda-feira, 3 de novembro, a 36ª Sessão Ordinária de 2025, na Casa de Leis Plínio Barbosa Martins. A pauta incluiu a votação de três projetos de lei do Executivo Municipal e a apresentação de requerimentos e indicações de vereadores voltados a melhorias na educação, infraestrutura e assistência social. A sessão contou também com a presença e a participação da Associação dos Advogados Independentes de Mato Grosso do Sul (AAdv-I), representada pelos doutores Lucas Rosa, Celso Gori e Gustavo.
O presidente da AAdv-I, Lucas Rosa, fez uso da tribuna para falar sobre o trabalho dessa associação e coloca-la à disposição do Poder Legislativo para participar voluntariamente de quaisquer atividades que tenham o envolvimento da Câmara Municipal de Rio Brilhante e que requeiram algum tipo de suporte ou orientação jurídica, que serão oferecidos de forma gratuita a quem necessitar.
Entre as propostas aprovadas, estão os projetos de lei que autoriza o Executivo a desenvolver ações para implementação de programas habitacionais de interesse social; que altera dispositivos da Lei nº 2.300/2023, referente ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) e que trata da desafetação de área pública no loteamento Pró-Moradia XV, todos já em segunda votação.
Na área das proposições apresentadas pelos parlamentares, o vereador Valci do Despachante (PL) solicitou, por meio de requerimentos, recursos de emendas a deputados estaduais para reformas e ampliações dos Centros Educacionais Criança Esperança II e IV, totalizando R$ 750 mil, além de indicações ao Executivo voltadas à melhoria dos brinquedos e pisos do Centro Educacional Ana Peres.
O vereador Julio Tolomei (MDB) apresentou requerimentos ao deputado estadual Junior Mochi, solicitando a destinação de veículos para a APAE, para o Centro de Equoterapia - Equo Rio e para a FUNCERB, com o objetivo de apoiar o transporte e atendimento de pessoas assistidas por essas instituições. Já o vereador Rodrigo Laboissier (MDB) sugeriu, por meio de indicação, a implantação de uma passarela elevada na Avenida Prefeito Teofanes, em frente à Creche Professor Caetano, visando garantir mais segurança aos pedestres.
A pedido do vereador Valci (PL), ao final da sessão foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos quatro policiais mortos na operação contra o crime organizado que ocorreu no Rio de Janeiro no último dia 28 de outubro.
