A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou na terça-feira (29) a 35ª Sessão Ordinária de 2025, com uma pauta composta por projetos do Executivo e proposições dos vereadores. Entre os destaques, estiveram votações de projetos relacionados a programas habitacionais, alienação de áreas públicas e homenagens a personalidades e instituições que se destacaram no município.
Foram aprovados em segunda votação três projetos do Executivo: PL que denomina o Centro Integrado de Educação, Tecnologia e Ciência (CIETEC); dois projetos tratando da autorização para alienação de terrenos e áreas públicas do município. Em primeira votação, projeto que autoriza ações voltadas à implementação de programas habitacionais de interesse social; que altera a lei de criação do CRAM – Centro de Referência e Atendimento à Mulher; e PL que trata da desafetação de área no loteamento Pró-Moradia XV.
Entre as proposições apresentadas pelos vereadores, Valci Pereira (PL) solicitou recursos de emendas parlamentares aos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira e ao deputado estadual Paulo Corrêa, buscando reformas e ampliações em três centros educacionais do município. Ele também pediu esclarecimentos ao secretário de Educação sobre a possível transferência de turmas de 9º ano da rede municipal para a estadual.
O vereador Júlio Tolomei (MDB) reivindicou, junto ao deputado estadual Júnior Mochi, a destinação de veículos para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Rio Brilhante. O vereador Tucura (União) sugeriu melhorias na sinalização da Rua Sidney Coelho Nogueira e a revitalização completa do Estádio Municipal “Barbosão”. Já a vereadora Daniele Freitas (PSDB) pediu a instalação de redutor de velocidade na Avenida Lourival Barbosa, em frente ao Mercado Tupi.
O Presidente da Câmara, vereador José Maria Caetano de Souza, o Nô (PP), apresentou indicações ao Poder Executivo sugerindo a viabilidade de doações de áreas do município a empresas locais, por meio de incentivos fiscais e, sendo viável, encaminhamento de Projeto de Lei de Doação ao Legislativo. Em outra indicação, requisitou manutenção e adequações na Avenida Lourival Barbosa, com retirada de entulhos, conclusão de reformas inacabadas e medidas para garantir maior segurança a pedestres e motoristas.
Na área de homenagens, o vereador Paulo César (MDB) apresentou moção de aplauso ao Selecon - Instituto Nacional de Seleções e Concursos, na figura do seu presidente, Rogério Rangel, pelo trabalho na democratização do acesso ao serviço público desde 2016. Já a vereadora Lívia Dias (MDB) homenageou Rosecler Canova, por seus 15 anos de dedicação, carinho e compromisso no atendimento aos idosos de Rio Brilhante, através do Programa Conviver.