Proposta pelo vereador Carlos Roberto Segatto (Tucura), foi realizada na noite de sexta-feira, dia 24, uma audiência pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas Implicações, com o objetivo de promover um amplo debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias, e discutir propostas de políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e à educação.
A audiência contou com o apoio do deputado estadual Neno Razuk e teve como palestrantes o especialista em Gestão de Pessoas Emerson Faria, a médica, pós-graduada em Psiquiatria e atendimento em Saúde Mental, Kelly Santos Schneider Nunes, e o pedagogo, pós-graduado em Educação Especial, TEA, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, Diogo de Freitas Marques. A mesa de autoridades ainda contou com a presença do vereador Daverson Matos.
O autismo é uma condição que afeta uma parcela significativa da população, e ainda hoje muitas das dificuldades enfrentadas por pessoas com TEA são invisibilizadas ou subestimadas pela sociedade. Diante disso, a audiência foi dividida em três temas:
Tema 1: O mundo autista, por Emerson Faria;
Tema 2: Autonomia, inclusão e escolas preparadas para o futuro, por Diogo Marques;
Tema 3: Importância do diagnóstico precoce, sobre tratamento medicamentoso e sobre tratamento não medicamentoso, por Kelly Schneider.
Ao final das apresentações, o público presente pode fazer perguntas aos palestrantes.
