Encerrando primeiro ano de mandato, presidente da Câmara considera que resultado foi satisfatório

O presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante, vereador Juarez Roza (MDB), parlamentar de 1º mandato e presidente da Casa, fez um balanço das suas ações à frente do Poder Legislativo neste primeiro ano de presidência, juntamente com os membros da mesa diretora, que tem como vice-presidente Venizelos Papacosta Neto (PSL), 1ª secretária Rosiane Giuliani (PSD) e 2º secretário Rodrigo Laboissier (PSDB).

Sob seu comando, a Câmara Municipal realizou 42 sessões ordinárias, 02 sessões solenes, 05 audiências públicas e uma sessão extraordinária além de diversas reuniões com vereadores ou servidores, buscando sempre o melhor entendimento e dando abertura para que os trabalhos legislativos e administrativos transcorressem de forma transparente e democrática.

“Este ano tivemos algumas dificuldades com relação a participação da comunidade em plenário e para tanto nos empenhamos em dar transparência da melhor forma, com a transmissão via redes sociais pela TV Câmara e a realização de sessões via videoconferência, prezando pela segurança de todos por ocasião da pandemia do corona vírus”.

Em 2021 foram iniciados importantes ações pela presidência, que encarou demandas importantes para a melhoria estrutural do prédio do poder legislativo bem como a adequação da equipe administrativa, que apresenta defasagem visto que alguns servidores efetivos se aposentaram e suas vagas não podem ser preenchidas por comissionados. Desta forma, com equipe reduzida, o presidente adequou alguns servidores para poder dar andamento nos trabalhos. Exemplo disso foi a criação de uma comissão de licitação, que este ano de forma inédita na Casa de Leis, realizou quatro certames, sendo para contratação de serviços de limpeza, aquisição e instalação de computadores, ares condicionados e rede de internet.

“Esses processos são demorados e exigiram muita dedicação dos nossos servidores, aos quais preciso destacar e agradecer pelo empenho”, disse Juarez.

Devolução de duodécimo

Importante também destacar a devolução de duodécimo ao poder executivo, que foi de R$3.150.000 (três milhões, duzentos e noventa mil reais), destes, R$1.050.000 (um milhão e cinquenta mil reais) utilizados para atender as demandas emergenciais do Hospital local, devido à Covid 19.

O presidente destacou ainda que existem reformas e aquisições importantes a serem feitas para que a Câmara fique bem estruturada e ofereça condições melhores de trabalho. “Temos um ano a frente da Mesa Diretora e queremos concluir nossos objetivos que é o de efetuar os consertos mais urgentes na estrutura do prédio e equipar ainda alguns setores visando sempre a melhoria do serviço prestado à nossa população”, afirmou.

Ações Legislativas

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Brilhante, neste primeiro ano da 21ª legislatura, analisaram e/ou votaram 57 Projetos de Lei sendo 29 de vereadores e 28 do Executivo; 04 projetos de lei complementar, 04 projetos de resolução, 01 projeto de decreto, 33 moções, 413 indicações e 161 requerimentos.

As comissões permanentes da Casa, formadas por vereadores, também mereceram destaque do presidente, vez que todas atuaram dentro das normas legais com a emissão de pareceres e estudos aprofundados dos projetos em pauta na Casa de Leis.

“Tivemos erros e acertos, mas com o empenho de cada servidor e de cada parlamentar concluímos o ano com resultado satisfatório. Esperamos fazer uma gestão ainda melhor no próximo ano contando sempre com a participação de todos, especialmente da nossa comunidade que agora, pós-pandemia, já pode comparecer no nosso plenário.

Aos parlamentares, Juarez disse que espera harmonia e união em busca de soluções para os problemas do município e que os vereadores sigam servindo à população de Rio Brilhante.

A Câmara Municipal permanecerá fechada de 24/12 a 02/01, retornando suas atividades administrativas no dia 03 de janeiro de 2022.

Assessoria de Comunicação – CMRB