Carmem Matsunaka é homenageada na Câmara Municipal

Por iniciativa do vereador Adão Evandro P.Leite – DEM, a Câmara Municipal homenageou com Moção de Aplauso, a  Instrutora de Programa Especiais (Responsável por todos os conselhos), Maria Carmen Matsunaka Carlino, por sua aposentadoria.

Carmem tem um currículo bastante extenso por seus trabalhos realizados no município.

Formada em Pedagogia com pós graduação em Psicopedagogia, casada com Gilberto Carlino, chegou a Rio Brilhante com seus três filho em 1972.

Sempre atuante em ações de voluntariado, se destacou na sociedade e na comunidade católica. Com amigos de luta criam em vários clubes de mães e associações de moradores.

Preocupada com o aspecto cultural local, trouxe várias peças teatrais e espetáculos de dança.

Fez parte das equipes que fundaram a Patrulha Mirim e a implantação da Fazenda da Esperança.

Foi eleita como conselheira tutelar  por dois mandatos, sendo uma das primeiras conselheiras na implantação do Conselho Tutelar de Rio Brilhante. Representa o estado no Conselho Estadual dos Direitos da Criança/Adolescente; com outros conselheiros faz a fundação da Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares do MS em 2002; é eleita presidente/ representante do MS e passa a articulação com outros estados na formação do Fórum Colegiado Nacional dos conselheiros e ex-conselheiros do Brasil. Foi eleita representante da região Centro-Oeste neste fórum.

Foi uma das fundadoras da Residência Protegida. Fez parte como conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, eleita por dois mandatos.

Iniciou a primeira e única no estado, Associação das Mulheres Trabalhadoras, Domésticas e Lavadeiras de Rio Brilhante.

Por seu vasto conhecimento, proferiu palestras em escolas do MS e MT sobre direitos humanos, lei Maria da Penha e  ECA.

Foi lotada no gabinete, implementadora de políticas públicas, desde seu concurso em 2009, dos prefeitos que alí se assentaram.

Esta é apenas uma parte das ações desenvolvidas por Carmem durante sua vida profissional.

Ela fez questão de agradecer ao vereador Adão por essa moção de aplausos. “Gratidão e admiração. Continue a ser essa criatura humana, correta e que procuras fazer jus ao povo que representas”. “Àqueles  que passaram por minha vida, desde conselheira,e alguns dos mais de 400 adolescentes que passaram pela residência protegida, a eles e a minha família que compreenderam a mulher, esposa, mãe, avó e bisavó, que tanto se ausentava , gratidão. Sem vocês não seria possível”.

Assessoria de Comunicação – CMRB