Totinha propõe implantação de bibliotecas na zona rural

O vereador Dejair Gomes (Totinha) – PT, obteve aprovação em sua indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Educação, sugerindo a implantação em parceria com o Governo Federal do Programa ‘Arca das Letras’, que se refere a implantação de bibliotecas na zona rural.

O programa citado é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e foi criado em 2003. Desde então vem contribuindo para que a população rural no Brasil tenha mais acesso ao livro, atuando na democratização do acesso ao conhecimento junto às comunidades mais isoladas das centros urbanos.
A participação se dá através da mobilização das comunidades que decidem aderir ao programa, sendo convocados os membros da comunidade para discutirem sobre a função da biblioteca e sua importância em atividades educacionais, culturais e sociais. Após isso, efetua-se o preenchimento do formulário de consulta com o objetivo de traçar o perfil das famílias que serão beneficiadas. A comunidade indica o agente de leitura que irá atuar como responsável pela gestão da biblioteca, que assume o compromisso de cuidar do acervo, controlar o empréstimo e mobilizar a comunidade em prol de ações de incentivo à leitura e cultura. O Programa ‘Arca das Letras’ é identificado com uma placa que deverá ser fixada na área externa de funcionamento da biblioteca, para que todos que passarem pelo local saibam que ali está funcionando um espaço onde será possível fazer empréstimo de livros, bem como a promoção de outras atividades culturais.