28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

A Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira, 08, a 28ª Sessão Ordinária. Em pauta, projetos e proposições importantes e de interesse da população rio-brilhantense.

VEREADOR VENIZELOS PAPACOSTA NETO – PSL

Wi-Fi gratuito em praças públicas

PROJETO DE LEI Nº 17/2021 que cria o programa de internet “Wi-Fi gratuito da cativante” nas praças, parques e centros esportivos do município de Rio Brilhante-MS e Distrito de Prudêncio Thomaz, por intermédio de contrato, convênios, parcerias público-privadas, ou outras formas previstas em Lei.
O programa tem como objetivo principal a inclusão digital na democratização da informação, no acesso à cultura e como ferramenta educacional, sendo de uso exclusivo para acesso às notícias, entretenimento, buscas e pesquisas que proporcionem interação e conhecimento para a população do município, incluído o distrito de Prudêncio
Thomaz.
Essa iniciativa é importante, pois esses espaços públicos são lugares de convivência, e a disponibilização da internet de boa qualidade e de forma gratuita marcará o início de um novo tipo de relacionamento do cidadão com os espaços públicos, encorajando a cidadania por meio da inclusão digital com acesso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação wi fi.

Instalação de ar condicionado em escolas de Prudêncio Thomaz

INDICAÇÃO Nº 241 ao prefeito e ao secretário de Educação sugerindo que seja realizada mudança do padrão de energia na Escola Euclides da Cunha e Centro de Educação Infantil Criança Esperança III de Prudêncio Thomaz para instalação de ar condicionado.
Conforme visita e contatos realizados nas referidas escolas, foram identificados a necessidade de mudança de padrão de energia para futuras instalações de ar condicionado. Sabemos do clima que temos em nosso Estado e especial do nosso município, seria de fundamental importância que as salas de aula fossem equipadas com ar condicionado, levando um maior conforto aos alunos, colaborando na qualidade do aprendizado.

Equipamentos para atendimento de Fisioterapia no Distrito

INDICAÇÃO Nº 266 ao prefeito e à secretária municipal de Saúde sugerindo que sejam atendidas as demandas da fisioterapia do ESF Antônio Aparecido Bitencourt, no Distrito de Prudêncio Thomaz.
Conforme visita realizada, foi constatada a situação em que se encontra a fisioterapia daquele ESF, com atendimento todos os dias no período matutino. Assim, verificamos que necessita que sejam atendidas as seguintes demandas: aquisição de aparelho de Infravermelho; pintura mais colorida na parede da fisioterapia, para dar uma nova dinâmica ao atendimento.

Melhorias para atendimento odontológico
INDICAÇÃO Nº 268 ao prefeito municipal e à secretária municipal de Saúde sugerindo que sejam atendidas as demandas da odontologia do ESF Antônio Aparecido Bitencourt, no Distrito de Prudêncio Thomaz. Conforme visita realizada, constatamos que a previsão de atendimento é de 10 pessoas por dia, e agora também com a realização de tratamento de canal. Assim, verificamos que necessita que sejam adquiridos os seguintes equipamentos: aparelho de limpeza, seladora, autoclave e bomba a vácuo.

VEREADOR CARLOS ROBERTO SEGATTO – TUCURA– PTB

Substituição de postes de energia no Distrito

REQUERIMENTO Nº123 ao diretor-presidente da Energisa solicitando que seja feita a troca dos postes antigos de madeira no Distrito de Prudêncio Thomaz, com mais urgência na Rua Iliê Vidal próximo ao número 1.720 e na Rua Laucídio Coelho próximo ao número 846.
Os moradores do distrito reclamaram para este vereador sobre vários postes de energia elétrica que estão inclinados parecendo que podem cair a qualquer momento. Considerando que esses postes são antigos e de madeira podendo estar podres, os moradores que transitam neste local estão correndo risco de acidentes sendo necessário realizar essas trocas com urgência.

Serviços do caminhão pipa no Bairro Antonia Barbosa

INDICAÇÃO Nº 288 ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que, com urgência, o caminhão pipa possa estar molhando todas as ruas do Bairro Antônia de Souza Barbosa, da Agrovila José Cazuza (parque industrial) e do Distrito Prudêncio Thomaz devido ao momento de falta de chuva, altas temperaturas e muita poeira, que trazem além da sujeira prejuízos a saúde do povo.

Retorno do atendimento de berçários nas creches

INDICAÇÃO Nº 304 ao prefeito e ao secretário de Educação sugerindo que as creches voltem a atender os berçários. As mães que necessitam trabalhar e não têm condições de pagar alguém pra cuidar de seu bebê, e não há como quem deixar, fazem esse apelo.

VEREADOR SÉRGIO SILVA – PSDB

Solicitação de informações sobre servidores da prefeitura

REQUERIMENTO Nº 124 ao prefeito e ao secretário de Administração solicitando uma relação, separada por secretaria e/ou fundação, com nome de cada servidor tanto efetivo como temporário ou comissionado; forma de ingresso (efetivo, temporário ou comissionado), cargo ocupado pelo respectivo servidor; função atualmente desempenhada; local de efetiva atuação.
Tais informações são necessárias para que se obtenham dados atuais dos servidores em exercício na Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, visando acompanhar e fiscalizar tal situação.

VEREADOR ADÃO – DEM

Construção de faixa elevada na Prefeito Theofanes e Lourival Barbosa

INDICAÇÃO Nº 284 ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo a construção de uma faixa elevada na Avenida Prefeito Theofanes em frente a Abrissem e o início da ciclovia.
Esse serviço em muito contribuirá no sentido de reduzir a velocidade dos veículos, proporcionando maior segurança aos moradores daquela região e também tendo em vista que crianças e adolescentes que transitam diariamente naquela localidade, correm risco de atropelamento devido o fluxo intenso de veículos com velocidade acima do permitido e, conforme é de conhecimento de todos, já houve naquela via diversos acidentes fatais

INDICAÇÃO Nº 285 ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo a construção de uma faixa elevada na Avenida Lourival Barbosa, em frente ao Sinfusp.

VEREADOR ZEZINHO – DEM

Implantação de centro de zoonoses

INDICAÇÃO Nº 296 ao prefeito Lucas Foroni, sugerindo que seja implantado no município um centro de zoonoses. Seria uma unidade de saúde pública que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar zoonoses, tendo em vista que é necessário implantar medidas efetivas contra a crescente procriação descontrolada de cães e gatos no município, o que pode ocasionar vários problemas à saúde pública como raiva, leptospirose, entre outras.

Ampliação da escola Criança Esperança II

INDICAÇÃO Nº 313 ao prefeito e ao secretário de Educação sugerindo a ampliação da Escola Municipal Criança Esperança II, com a construção de mais seis salas de aula, uma vez que a demanda daquela região é bastante grande e já se faz necessário o aumento de salas de aula para atender adequadamente os alunos.

Revitalização do Centro Esportivo Athayde Nogueira

INDICAÇÃO Nº 317 ao prefeito municipal sugerindo que seja feita a revitalização e reparos na iluminação do Centro Esportivo Prefeito Athayde Nogueira. Recentemente foram reabertos ao público, os centros esportivos da cidade, e pudemos perceber que, se comparado aos novos centros, esse em especial que é mais antigo, está aquém do merecimento daquela população, principalmente na iluminação.

Assessoria de Comunicação – CMRB