Vereadores reúnem se com Diretores de Usina pedindo mais contratação de trabalhadores da Cidade

Vereadores, Diretores e empresário reunidos na Câmara Municipal

O Presidente do Legislativo Vereador José Maria Caetano (Nô)-DEM, os Vereadores, Adão Evandro-PTB, João Pedro-PMDB, Professor Furlan-PMDB, Adailton Lima-PV, Wandressa Barbosa-PSB e Marlos Joris-PR, estiveram reunidos hoje pela manhã no plenarinho da  Câmara Municipal de Rio Brilhante com os Diretores da Usina Biosev Rio Brilhante para uma reunião, estiveram presentes Sr Júlio Ovando, coordenador de terceirização, e o Sr Rafael Leonelli, Gerente Agrícola, estava presente também o empresário Plínio Moraes, outros Vereadores justificaram a ausência, por compromissos particular.

A Vereadora Wandressa, autora da iniciativa, junto com o 1º Secretário do Legislativo Vereador Marlão deram a abertura da reunião agradecendo os Diretores por ter atendido ao pedido dos Parlamentares para uma conversa, que é de interesse dos munícipes Rio-brilhantenses.

A reunião teve como objetivo principal abordar soluções para a falta de empregabilidade por conta da Usina principalmente a terceiros, cuja mão de obra tem enfrentado abundante queda nos últimos meses.

Os parlamentares argumentaram que quase sempre, trabalhadores estão na Câmara Municipal protestando contra a falta de empregos na cidade e pedindo o apoio dos vereadores para que fiscalizem as empresas que estão contratando pessoas de outros municípios ao invés delas priorizarem a mão de obra local.

Um dos assuntos mais abordados pelos parlamentares em especial pelo Vereador Marlão foi a questão da falta de contratação ou quebra de contrato dos terceirizados de Rio Brilhante, sem uma explicação plausível.

“Em muitos casos empresários local investiram comprando máquinas, tratores e outros equipamentos para atender a demanda, e foram dispensados dos serviços, deixando as empresas em condições delicadas financeiramente por conta de investimentos em equipamentos, e os mesmos encontram se parados”, lamentou Marlão.

Foi cobrado também pela Vereadora Wandressa, “Gostaria de pedir a atenção também ao primeiro emprego, já que é alegado que faltam pessoas qualificadas, mas isso só será possível se os jovens tiverem a oportunidade de trabalhar e aprender,” ponderou.

A Jovem Vereadora, citou ainda, que ‘foi entregue um ofício a Usina Biosev de Rio Brilhante, solicitando que a empresa ajude de alguma forma o hospital do município, já que os funcionários e diretoria utilizam os serviços hospitalar, então seria justo que pudesse colaborar, inclusive com doações de aparelhos que o hospital não possui ou a substituição dos que estão estragados ou absoletos’, disse Wandressa.

Na mesma linha de raciocínio seguiu o Vereador e advogado Adãozinho, acrescentando ainda mais investimentos na educação, se possível com a construção de mais creches e escolas.

O Presidente Nô por sua vez, citou dos benefícios e incentivos fiscais que a empresa ganhou para se instalar no município, e em contra partida que a empresa utilize o máximo, não só da mão de obra, como também de empresas terceirizadas da Cidade, o que na avaliação do legislador, não vem acontecendo.

O Vereador Adailton, um dos conhecedores profundo da causa da empregabilidade no município, lamentou a situação vivida pelas pessoas que precisam desta prestação de serviços, que tem investido e quando não se tem o retorno, danos financeiros são causados, não só aos terceirizados, mas consequentemente parte população sofre também com esta questão, e a falta de emprego tem desestimulado  os moradores que se obrigam migrar para outras cidades em busca de serviço.

Histórico da Biosev

A Biosev é uma das líderes mundiais no setor sucroalcooleiro, com 13 unidades localizadas nas principais regiões produtoras do país.

A empresa nasceu em Rio Brilhante em 2009, a partir da fusão da LDC Bioenergia, do grupo Louis Dreyfus Commodities, com a Santelisa Vale, uma das maiores companhias nacionais na produção e processamento de cana-de-açúcar.

Assessoria de comunicação – CMRB