Vereadora Tânia solicita adequações na faixa elevada em frente à escola Rio...

Vereadora Tânia solicita adequações na faixa elevada em frente à escola Rio Brilhante

Foi aprovada por unanimidade na Sessão da última segunda-feira (22), de autoria da Vereadora Mara – PTB, Indicação solicitando ao Poder Executivo e aos órgãos competente que sejam realizadas adequações na faixa elevada para travessia de pedestres localizada na Avenida Lourival Barbosa, em frente a escola Municipal Rio Brilhante.

Na justificativa da proposição Tânia explica que, a presente indicação se faz necessária tendo em vista que a referida faixa elevada de travessia de pedestre se encontra em desacordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito- CONTRAN número 495 de 05 de junho de 2014, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestre em vias públicas.

“Além de atender a legislação vigente, tais adequações são fundamentais para proporcionar aos pedestres e veículos que trafegam nessa via melhorias das condições de acessibilidade, trafegabilidade, conforto e segurança na circulação”, encerrou a Vereadora.

Semana do Meio Ambiente

Ainda na mesma Sessão, a ex vice-prefeita, Tânia, apresentou mais uma indicação, recebendo apoio de todos os colegas da Casa de Leis Rio-brilhantense, em que pediu ao Prefeito e a Secretaria de Educação que seja realizada uma atividade de educação patrimonial na Semana do meio Ambiente.

Segundo Tânia, nos últimos anos, o conceito “patrimônio cultural” adquiriu um peso amplo e significativo, onde de um discurso patrimonial referido aos grandes monumentos artísticos do passado, interpretados como fatos destacados de uma civilização, avançaram para uma concepção do patrimônio entendido como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas.

Desta maneira, múltiplas paisagens, arquiteturas, tradições, gastronomias, expressões de arte, documentos e sítios arqueológicos passaram a ser reconhecidos e valorizados pelas comunidades e organismos governamentais na esfera local, estadual, nacional ou internacional.

Nesse contexto, é importante inserir as crianças e adolescentes instigando a percepção e o olhar sobre os patrimônios existentes no município a partir de um acontecimento histórico e que estão presentes no cotidiano das pessoas até os dias atuais.

Como exemplo, os rios que banham o município e que são cenários do desenvolvimento histórico cultural dessa região.

A Praça Central também merece destaque, pois além de ser um espaço público, de interação social e contemplação da natureza, ele remete a história e desenvolvimento de Rio Brilhante, onde a Igreja Católica, o complexo da Prefeitura Municipal e as residências que no passado foram de pessoas que contribuíram na construção da história do município, atualmente passam despercebidas pelas novas gerações.

“A atividade de educação patrimonial na Semana do Meio Ambiente é essencial para criar o elo entre a paisagem natural e patrimônio cultural, entre o passado e o presente, e principalmente para criar o sentimento de pertencimento nos alunos para que se sintam inseridos e compreendam a necessidade de preservar”, destacou a Vereadora Tânia Mara.