Vereador Adão mostra preocupação com a paralisação das obras de duplicação da BR163

Vereador Adão foto/arquivo

O Vereador Adão Evandro – PTB, em Sessão legislativa do´dia 22, no uso da palavra livre na tribuna da Câmara Municipal mostrou todo seu descontentamento com a paralisação das obras da duplicação da BR 163/MS, que está sendo executada pela empresa CCR MSVia, inclusive citando da audiência que tiveram na Capital do estado, na semana passada, onde estiveram os Vereadores, Marlos Joris, Adailton Lima, e o Presidente do Legislativo, Nô.

Pedágio foto/ilustrativa

Adão fez na sua fala um resumo histórico da BR-163/MS, via de maior fluxo do estado, com 845 km de extensão, a rodovia interliga as divisas de Mato Grosso do Sul com os estados de Mato Grosso ao norte, na cidade de Sonora ao Paraná (ao sul), com a cidade de Mundo Novo, passando por 21 municípios.

A BR passou por processo licitatório em dezembro de 2013 e ficará sob a administração da CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias)  por 30 anos. Em poucos meses, foram duplicados 90 km, 10% necessários para a cobrança do pedágio, que começou no dia 14 de dezembro de 2015, e arrecadou 89,1 milhões no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2015.

Ao todo, são nove praças de pedágio no estado, com tarifas que custam ate 7,40, para percorrer toda a sua extensão é preciso desembolsar 55,40, esse valor é maior para caminhões, carretas e ônibus. Por dia, aproximadamente 46 mil veículos trafegam pela rodovia.

O valor estimado do contrato para a duplicação é de 6,5 bilhões, para isso p BNDES repassou 245,8 milhões a concessionária em junho de 2015, referentes ao financiamento firmado em 2014. No final do ano de 2015, a companhia recebeu a autorização do empréstimo de longo prazo no valor de 2.319 bilhões, assinado em março de 2016 pela Diretoria do Banco, além de ter recebido do município de Campo Grande o terreno e também benefícios fiscais.

A CCR tem por obrigação contratual duplicar mais de 800 km da BR/163 em 5 anos,  em 3 anos foram feitos, apenas 135 km, e implantadas 17 bases operacionais e 9 praças de cobrança do pedágio.

A empresa alega crise, más, em ata da assembléia da concessionária, o demonstrativo financeiro de 2016 apontou lucro de mais de 57 milhões de reais, dos quais 26 foram pagos de prejuízos de anos anteriores.

“Contudo 6 milhões e 300 mil fora distribuídos entre os membros do conselho de administração e diretoria da companhia, incluindo honorários, eventuais gratificações, seguridade social e benefícios. A gratificação está dentro da lei, mas não se pode falar em crise, no mínimo estranho!”, destacou Adão.

A empresa alega não ter como continuar as obras, se dividir toda extensão de 845 km em 5 anos, a empresa deveria ter feito 169 km por ano, no entanto foram feitos apenas 138 km de duplicação em 3 anos.

A Companhia quer agora, em pedido oficial enviado a ANTT (Agencia Nacional de Transporte Terrestre), ao invés de duplicar os 845 km da rodovia em 5 anos, eles querem duplicar 400 km em 20 anos.

“Não podemos aceitar que mais uma empresa se aproprie do dinheiro público, e depois não cumpra com sua obrigação” lamentou o Vereador Adãozinho

Vereador Adão solicita construção de redutor de velocidade na Avenida Benjamin Constant

Na mesma Sessão, Adão solicitou ao Prefeito Municipal que determine aos órgãos competentes que se faça estudo para a construção de um redutor de velocidade (quebra-molas), na Avenida Benjamin Constant, 379, nas proximidades do Complexo esportivo Barbosão, esquina com a bicicletaria Brasil.

Segundo Adão a construção do referido quebra-molas naquela localidade em muito contribuirá no sentido de reduzir à velocidade dos veículos.

Trata-se de uma reivindicação da comunidade em geral, haja vista que os veículos trafegam em alta velocidade, expondo os pedestres a constantes riscos de acidentes.

“É de extrema importância a instalação de uma faixa de segurança ou um quebra-molas na referida via pública, especialmente na altura do estabelecimento mencionado, em virtude do excesso de velocidade, associado a imprudência do veículos que por ali transitam, lembrando que a via citada é umas saída do município mais movimenta pois é a via que dá acesso a Dourados e outras cidades,” justificou Adãozinho .