Vereador Furlan busca implantação da COAMO em Rio Brilhante

O vereador Mário Cesar Furlan (MDB), apresentou requerimento endereçado ao prefeito Donato Lopes, para conhecimento e gestões necessárias no sentido de apoiar gestão junto ao engenheiro agrônomo José Arnaldo Gallassini, diretor presidente da Cooperativa COAMO, situada na cidade de Campo Mourão-PR, encaminhando ainda  com cópia da Lei Municipal de Incentivos Fiscais – PROIDES, apresentando o Município e suas potencialidades, e que a referida cooperativa analise a possibilidade de instalação de uma unidade em Rio Brilhante.  O vereador solicita também o envio do requerimento  ao presidente do Sindicato Rural  Luciano Manfio para fins de conhecimento.

Em sua justificativa Furlan argumentou que Rio Brilhante possui uma lei de incentivos fiscais muito interessante e seus benefícios são os mais amplos possíveis para incentivar a instalação de empresas como a COAMO.

É de conhecimento público que a COAMO é a mais antiga e uma das maiores cooperativas do Brasil. É sabido também o grande benefício e o desenvolvimento que a mesma traz para agricultura em nosso país e nos municípios onde está instalada. “certamente a sua instalação em Rio Brilhante seria de substancial importância para o fortalecimento e solidificação da nossa agricultura e dos nossos pequenos, médios e grandes produtores rurais”, afirmou Furlan.

Rio Brilhante tem aproximadamente 36 mil habitantes, com uma renda per capita de R$ 27.474,09 e uma área territorial de 398 mil ha de terras férteis e produtivas. Atualmente são plantados em torno de 120 mil ha de cana de açúcar, 120 mil ha de soja e aproximadamente 100 mil ha de milho safrinha. Rio Brilhante produz aproximadamente 504 milhões de toneladas de soja e 650 milhões de toneladas de milho safrinha e ainda é deficitária em questão de armazenamento e 11,4 milhões de toneladas de cana de açúcar. O município tem 1100 propriedades rurais, além possuir 12 assentamentos da reforma agrária, com um total de 893 lotes de agricultores familiares.

“Esse pequeno relatório demonstra as potencialidades do nosso município, e demonstra com clareza que existe uma demanda muito grande no ramo desenvolvido pela COAMO, e certamente existe muito espaço para instalação desta cooperativa, que trará muitos benefícios para nossa cidade e para os nossos produtores rurais”, destacou o vereador Furlan.

Pedido de informações da Previdência do município

Em requerimento ao poder executivo e à presidente do Instituto da Previdência Municipal, Maria do Carmo, o vereador Furlan solicitou o encaminhamento à Câmara de vereadores os seguintes documentos e informações, para fins de conhecimento:  se estão sendo repassados pela prefeitura as contribuições previdenciárias, discriminando os repasses patronais e os repasses descontados dos servidores, de janeiro a maio deste ano e  se estão sendo pagas as parcelas mensalmente, dos referidos financiamentos.

Tal requerimento se faz a título de informação para averiguar algumas situações.

Assessoria de comunicação – CMRB