Totinha sugere Programa de Academia da Saúde

O vereador Dejair Gomes – Totinha (PT), apresentou indicação ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde, solicitando a implantação do Programa Academia da Saúde no município de Rio Brilhante em parceria com os Governos Federal e Estadual.
Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de pólos do Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os pólos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção de um modo de vida mais saudável.

O Ministério da Saúde prevê o repasse mensal de recursos de custeio para financiamento das ações, recursos estes oriundos do Piso Variável da Vigilância em Saúde (PVVS) e da Atenção Básica (PAB) e são repassados de forma regular às Secretarias Municipais de Saúde. Tal repasse, no entanto, consiste em um incentivo, devendo o programa contar também com a parceria dos estados e municípios, podendo pleitear o custeio os municípios que possuem pólos do Programa Academia da Saúde em funcionamento, seja os que receberam recurso do Ministério da Saúde para construção, seja aqueles que foram reconhecidos como pólos similares ao Programa Academia da Saúde em portarias específicas.

“Diante dessas informações, esperamos que os agentes políticos responsáveis busquem informações o mais rápido possível para que nossa cidade seja presenteada com tal benefício”, encerrou Totinha.