Secretário Natal faz abertura da Semana do Meio Ambiente

Criada pela Lei 1.244/2002, promulgada pela Câmara Municipal, a Semana do Meio Ambiente é realizada em Rio Brilhante a cada ano com diversas ações organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento em parceria com demais secretarias e com a participação do Poder Legislativo.

Para a abertura da Semana, o Secretário de Desenvolvimento, Natal José Marchioro usou a tribuna da Câmara na sessão do último dia 08, onde apresentou a programação das atividades e ações a serem desenvolvidas e a situação atual do meio ambiente no município.

Dentro da programação está prevista a entrega oficial na sexta-feira, dia 12 durante Sessão Solene na Câmara, de um local especifico de recolhimento de pneus que vinha sendo jogado no lixão e de uma sala especial de recolhimento de resíduos tecnológicos; a continuidade do  trabalho de recolhimento de resíduos de agrotóxicos nos assentamentos, que apesar de ser uma obrigação dos produtores entregarem na ARARB, pela dificuldade dos mesmos, a prefeitura tem feito este trabalho.

No setor de Educação, palestras em todas escolas municipais trazendo às crianças e jovens uma nova visão ambiental e a realização de gincana de recolhimento de resíduos,  culminando com um  passeio ciclístico no encerramento.

Outras ações são o plantio de árvores na saída para Maracaju, melhorias no ajardinamento no centro da cidade e dia 11 na Fundação Oacir Vidal, inauguração do Sistema de Produção Agroecológico Integrado e Sustentável (antigo Mandala) além da distribuição demudas e sementes para controle biológico do mosquito da dengue.

Quanto ao Córrego Araras e Areia, o secretário informou que através de discussão com o Compara e com o empenho do vereador Jeto Marques junto ao Deputado Estadual Junior Mochi, há uma possibilidade da realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente fazer um trabalho para diagnóstico correto sobre as ações necessárias a serem desenvolvidas para a proteção e recuperação destes córregos.