Projeto de João Pedro declara Clube de Desbravadores de Utilidade Pública

Através de Projeto de Lei de autoria do Vereador João Pedro Alves (PMDB) o Clube de Desbravadores Remanescentes de Rio brilhante foi declarado de Utilidade Publica Municipal.  Em sua Justificativa o vereador ressaltou os diversos trabalhos prestados pelo clube à sociedade.

Tal proposição tem por finalidade atender uma solicitação da diretoria do Clube, entidade filantrópica sem fins lucrativos, cujo objetivo é trabalhar na orientação de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. O clube é organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e abriga crianças de qualquer religião cor ou classe social não sendo necessária nenhuma vinculação religiosa para a participação. Sua diretoria esta composta por líderes voluntários que não recebem remuneração pelo trabalho, atuando como orientadores, nas mais diversas áreas desenvolvendo amizade e companheirismo.

O principal objetivo do clube é trabalhar visando o desenvolvimento das crianças ocupando suas mentes e para isso conta com um plano desenvolvido em cima de quatro áreas principais: Física, com atividades esportivas, acampamentos,  orientações sobre saúde, qualidade de vida, alimentação e sobre os males de drogas, fumo, e outras substâncias. Mental, através de estudo e pesquisas nas mais diversas áreas em harmonia com as atividades escolares. Habilidades manuais e domésticas, estudo da natureza, atividades profissionalizantes, missionárias e comunitárias, atividades agrícolas e campestres. Social, através de projetos como arrecadação de alimentos, agasalhos e roupas para pessoas carentes, distribuição de sopão, campanhas de doação de sangue, visita e palestras educacionais em instituições beneficentes, projetos de restauração de escolas públicas. Mobilização com entrega de folhetos sobre as leis de trânsito, contra o tabagismo. Arborização e limpeza da cidade juntamente com a prefeitura municipal. Guarda de honra em eventos importantes entre muitas outras atividades. Espiritual, com o estudo da bíblia e de livros que desenvolverão nas crianças amor, e uma mente preocupada com a sociedade para lutar por uma vida melhor, tornando-as pessoas saudáveis e felizes, capazes de construir uma sociedade mais humana e sem desigualdades.

Desde sua fundação  em março de 2000 o clube tem desempenhado um papel fundamental na sociedade, tendo recebido muitas honrarias e homenagens por tais feitos. Por ser uma organização filantrópica, sem recursos, próprios, e beneficente, funciona devido à ajuda de pessoas, empresas e poder público e depende exclusivamente de patrocínios e ajuda da sociedade para sobreviver, pois a maioria das crianças com quem que trabalham são carentes, e por isso o Clube não cobra taxa alguma. Hoje conta com cerca de 30 crianças inscritas, e aproximadamente 14 Líderes.

“Considerando o importante trabalho social que este clube desenvolve em nosso município e considerando ainda que a declaração de Utilidade Pública favorece  o acesso a recursos oriundos do poder público, apresentamos, para apreciação dos nobres colegas vereadores, este projeto de lei”, finalizou João Pedro.