Ex-jogador Chicão é homenageado com Moção de Congratulação

Atleta rio-brilhantense foi medalhista olímpico em 1984

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Sergio Rigo (PT) e as vereadoras Juraci Aparecida S. Silva (PSC) e Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB), apresentarem em conjunto uma Moção de Congratulação, assinada por todos os vereadores da Casa,  a Francisco Carlos Martins Vidal, o Chicão, ex-jogador  de futebol e medalhista olímpico.

Conforme os autores da Moção, a homenagem tem por finalidade reconhecer o esforço e determinação do atleta rio-brilhantense, que levou o nome do município através do futebol dentro do país e fora dele. Especialmente este ano em que Rio Brilhante foi inserida no circuito de passagem da tocha olímpica, a Câmara Municipal não poderia deixar de reconhecer este atleta e destacar sua trajetória.

Chicão é natural de Rio Brilhante e importante ex-jogador de futebol do país. Atacante “trombador e oportunista”, Chicão começou sua carreira com destaque na Ponte Preta. Foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista de 1983, ao lado de Sócrates, com 21 gols em 41 jogos. Em seis anos como profissional da Ponte, Chicão marcou 105 gols. Chegou à seleção brasileira e fez parte do grupo que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Teve uma passagem pelo Santos em 1987 e, mais tarde no Coritiba. Foi lá que conquistou o título paranaense de 1989. Nessa campanha foi o artilheiro do time, com dezenove gols.

No Campeonato Brasileiro de 1992, foi o artilheiro e um dos grandes destaques do Botafogo, mas, contundido, ficou de fora da reta final da campanha em que o time carioca foi vice-campeão. Negociado, no segundo semestre, com o Bragantino, chegou para o segundo turno do Campeonato Paulista e estreou com um gol de cabeça logo aos 45 segundos de seu primeiro jogo, em seu primeiro toque na bola.”Parecia um sonho”, confessou. “Estou acostumado a fazer gols, mas no primeiro toque na bola, numa estreia…” Ele ainda marcaria mais um gol nessa partida.

Defenderia ainda Santa CruzAtlético ParanaenseVitóriaRemoAtlético SorocabaItuano e Portuguesa antes de encerrar a carreira.

Em 1999, ainda com pretensões de seguir sua carreira, sofreu um infarto e um acidente vascular cerebral. Recuperou-se e montou uma escolinha de futebol para garotos, o Chicão Futebol Center. Em 2007 sofreu novo derrame. Hoje, vive no estado de São Paulo.

Chicão deve participar dos eventos programados para a passagem da tocha olímpica por Rio Brilhante, quando na oportunidade, receberá a Moção de Congratulação da Câmara Municipal.

*Referências: Wikipédia