Câmara Municipal recepciona agentes do INSS

Vereadores reunidos com agentes do INSS

A Câmara de Vereadores de Rio Brilhante através do seu Presidente José Maria Caetano de Souza – Nô, recebeu na última semana, autoridades do INSS para uma reunião, a fim de esclarecer dúvidas e preocupações dos Parlamentares com relação ao atendimento da Previdência Social em Rio Brilhante. Esteve presente, Noé Costa da Silva, servidor do INSS em Dourados, Francisco Carlos da Silva, Gerente Executivo em Dourados e Venizelos Papacosta Neto, Gerente da Agência de Rio Brilhante.

A reunião foi proposta pelo Vereador Adailton Lima, que contou com a participação dos seguintes legisladores, Éverton Cristiano, Adão Evandro, Wandressa e Juraci. O Presidente Nô deu boas vindas aos presentes, em especial aos agentes do INSS, para os esclarecimentos reais da situação da Agência da Previdência Social em Rio Brilhante.

O Gerente Executivo, Sr Francisco agradeceu pelo convite, salientando ser uma grande oportunidade para esclarecer vários pontos e dúvidas aos Parlamentares, que são os representantes direto do povo. Após, abriu a palavra para que cada Vereador pudesse fazer suas indagações.

O Vereador Adailton citou da sua preocupação com o atendimento da unidade e defendeu que o INSS precisava ter a sua sede própria, para uma melhor acomodação aos munícipes, visando também um atendimento de mais qualidade. O Executivo respondeu que a Agência ganhou um terreno, más que devido o terreno não atender os requisitos básicos exigidos pelo INSS para a sua construção, o mesmo foi devolvido ao Município. Quanto ao atendimento a agência mesmo dentro de suas limitações, tem feito o possível e às vezes até o impossível para atender a população, não só do município como de toda região, mas dizendo que a preocupação do vereador é valida e importante para uma melhora na avaliação do atendimento local.

Os Vereadores Éverton Cristiano e Adão Evandro seguiram na mesma linha de raciocínio, acrescentando ainda sobre a falta de um médico perito na Agência, os Edis numeraram as dificuldades nos atendimentos e a demora quanto aos agendamentos da perícia médica, salientando que, mesmo com o aumento da demanda, uma vez que o município de Nova Alvorada do Sul busca atendimento em Rio Brilhante, e, ao invés de melhorar o atendimento, dificultou mais ainda. Francisco respondeu que é uma situação complicada, mas que promete lutar para que enquanto não aumente o quadro de funcionários efetivos, dentro do possível possa estar vindo reforço administrativo para atender a demanda na agência rio-brilhantense, se prontificando também, tentar fazer com que o médico possa atender mais vezes no município, instruindo os vereadores a fazerem em forma de Requerimento junto aos Deputados que os representam, para que os mesmos possam intervir nesse aspecto.

A Vereadora Wandressa demonstrou sua preocupação sobre boatos do possível fechamento da unidade em Rio Brilhante, o Gerente Executivo, adiantou em claro e bom som, que esta possibilidade está totalmente descartada, arrancando aplausos dos presentes, citando ainda que, enquanto o Gerente local, Sr Venizelos estiver aqui, isso não deve acontecer, elogiando em muito o trabalho do colega a frente da agência rio-brilhantense.

Por ultimo foi a vez da Vereadora Juraci, quando ela citou da sua luta de muitos anos ajudando e encaminhando pessoas para sua aposentadoria, dizendo de experiências nada agradável enfrentado ao longo de todo esse período, quando em muitos casos teve que se dirigir levando pessoas até a cidade de Fátima do Sul, aproximadamente 100 km de Rio Brilhante,  para fazer a perícia médica, as vezes sem receber o atendimento, em alguns casos passando por frustração e até humilhação. “Por isso seria importantíssimo que o médico voltasse a atender em Rio Brilhante, pois se Fátima do Sul, um município com a metade de habitantes tem o médico, porque aqui não tem?” indagou a Vereadora. O responsável pelo órgão Federal na Região explicou que, este é um problema muito difícil encontrado por eles, pois são poucos médicos para muita demanda, e que os médicos preferem lugares de mais recursos, e isso tem acontecido em muitas cidades de menor porte econômico e habitacional, citando Rio Brilhante como exemplo, quando tinha aqui a médica da própria agência que atendia todos os dias, mas foi transferida para Dourados, onde ela exerce o cargo de chefe.

Para encerrar o Gerente local, o Sr Venizelos usou a palavra agradecendo pela acolhida dos parlamentares, se prontificando em trabalhar cada dias mais para que, mesmo com um quadro reduzido de profissionais para atender aos segurados que precisam do INSS, e estudar a possibilidade de ter o médico para realizas as perícias na unidade do Município de Rio Brilhante.

“Hoje a Previdência Social em Rio Brilhante conta com 4 (quatro) funcionários, sendo dois estagiários e dois efetivos, a perícia médica tem atendido duas vezes por semana, e devido a quantidade de demanda, esse atendimento tem demorado de dois até três meses”, explicou Venizelos Papacosta Neto, Gerente da Unidade Rio-brilhantense.

Assessoria de comunicação da Câmara Municipal/Oséias Pereira