Vereador Zezinho sugere implantação de UPA em Prudêncio Thomaz

Ao prefeito municipal e a secretária municipal de Saúde, o vereador José de Freitas neto (DEM) sugeriu que o ESF de Prudêncio Thomaz seja transformado em Unidade de Pronto Atendimento – UPA, atendendo a população 24 horas, com uma equipe de atendente, enfermeira, médico e ambulância.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.
“Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais”, ressaltou o vereador Zezinho.
A UPA  oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, grande maioria dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Assessoria de Comunicação – CMRB