Câmara tem sessão produtiva com debates e votações importantes
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Brilhante, realizada na última segunda-feira, 23 de junho, foi marcada por intensos debates e a votação de projetos e proposições de grande relevância para a comunidade. Diversas áreas foram contempladas, desde a proteção do idoso até melhorias na infraestrutura e saúde.
Projetos em Destaque
Entre os projetos discutidos e votados, destacam-se:
- O PL Nº 8/2025, de autoria da vereadora Lívia Conceição Dias da Silva (MDB) e signatários, que institui o “Junho Prata”, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa no município. O projeto foi aprovado em segunda votação.
- O PDL Nº 2/2025, proposto pelo vereador Daverson Munhoz de Matos (PL) e signatários, que concede o título de cidadão rio-brilhantense ao Pastor Ary Cleison Prates Bastos, aprovado em votação única.
- Do Poder Executivo, dois projetos do prefeito Lucas Centenaro Foroni (PL) entraram em primeira votação: o PL Nº 6/2025, que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2026, e o PL Nº 18/2025, que altera a lei que autoriza o município a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal.
Proposições dos Vereadores Atendem Demandas Comunitárias
Os vereadores apresentaram diversas proposições visando atender às necessidades da população. Confira alguns destaques:
- O vereador Rodrigo (MDB), através do Requerimento Nº 61/2025, solicitou ao prefeito a implantação do transporte coletivo de passageiros nos bairros e no Distrito de Prudêncio Thomaz. Ele também requisitou R$ 200.000,00 ao deputado estadual Oswaldo Mochi Junior para a Escola Criança Esperança II.
- O vereador Tucura (União) fez várias sugestões importantes para a área da saúde, como a realização de implantes dentários pelo SUS, o restabelecimento de medicamentos em falta nas Farmácias Populares dos ESFs, a inclusão da hidroterapia no SUS e a aquisição de um veículo de fumacê para combater animais peçonhentos (Indicações Nº 122/2025 a 126/2025).
- O vereador Rivelino (PSDB) sugeriu a reforma e arborização da Praça Salim Elias e a substituição das lâmpadas do Estádio “Minducão” no distrito de Prudêncio Thomaz (Indicações Nº 314/2025 e 318/2025).
- O vereador Valci (PL) indicou a implantação de um Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Bairro Olímpico (Indicação Nº 316/2025).
- O vereador Daverson (PL), além do título de cidadão, sugeriu um local adequado para estacionamento de caminhões e a criação de uma escola municipal no Bairro Antônia de Souza Barbosa (Indicações Nº 319/2025 e 320/2025). Ele também apresentou Moção de Aplausos ao Centro Educacional Municipal Criança Esperança I pela conquista de três medalhas de ouro no Campeonato Nacional de Foguetes.
- A vereadora Daniele Freitas (PSDB) propôs a construção e implantação de um Centro Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa no Bairro Antônia de Souza Barbosa (Indicação Nº 321/2025).
A produtividade da sessão reforça o compromisso dos vereadores em pautar temas relevantes e buscar soluções para as demandas da população de Rio Brilhante.