Intensa atividade legislativa encerra primeiro semestre de 2025

Intensa atividade legislativa encerra primeiro semestre de 2025

Câmara encerra primeiro semestre de 2025 com diversas ações legislativas e compromisso com a população

Sob a presidência do vereador José Maria C. de Sousa – Nô, a Câmara Municipal de Rio Brilhante concluiu o primeiro semestre de 2025 com um saldo expressivo de trabalho parlamentar, marcado pela proximidade com a comunidade, responsabilidade fiscal e parcerias com entidades da sociedade civil. Ao lado da primeira secretária Lívia Dias, do vice-presidente Rodrigo Laboissier e do segundo secretário Dr. Julio Tolomei, a Mesa Diretora coordenou os trabalhos legislativos com seriedade e compromisso público.

O semestre foi encerrado com sessão no dia 30 de junho, na qual foram   formalizadas parcerias importantes por meio da devolução de recursos do duodécimo ao Poder Executivo. Ao todo, a Câmara devolveu R$ 1.590.000,00 (um milhão e quinhentos e noventa mil reais) no período de seis meses, valor que está sendo aplicado em projetos e ações de interesse da população, por meio de entidades conveniadas.

Proximidade com a população

O trabalho legislativo em 2025 teve como principal marca a atuação próxima da população. Os vereadores estiveram presentes nos bairros, escolas, unidades de saúde, assentamentos e no distrito de Prudêncio Thomaz, ouvindo diretamente as demandas da comunidade. A partir dessas visitas e diálogos com os moradores, foram elaboradas e apresentadas proposições ao Poder Executivo e às secretarias municipais, além de requerimentos com solicitações de emendas parlamentares e recursos junto aos deputados e senadores sul-mato-grossenses.

Balanço Legislativo do 1º Semestre de 2025

Foram realizadas:

Durante os primeiros seis meses do ano, a Câmara aprovou:

  • 238 indicações solicitando melhorias em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, mobilidade e segurança pública;
  • 54 requerimentos, dentre eles, solicitações  de emendas parlamentares e informações sobre ações do Executivo;
  • 6 projetos de lei (sendo 3 de iniciativa do Executivo e 3 do Legislativo);
  • 3 projetos de decreto legislativo;
  • 3 projetos de resolução;
  • 1 projeto de lei complementar;
  • 16 moções, entre elas moções de pesar, de aplausos e uma moção de repúdio.

Parcerias e transparência

A Câmara também firmou parcerias relevantes com entidades da sociedade civil, fortalecendo ações sociais e ampliando o alcance do serviço público no município. A gestão do presidente Nô tem se destacado pela transparência, austeridade e destinação consciente dos recursos públicos, refletida na expressiva devolução do duodécimo, que é um exemplo de boa prática na gestão legislativa.

O primeiro semestre foi apenas o início de uma legislatura que promete ainda mais trabalho, iniciativas e diálogo com a comunidade. A Câmara Municipal de Rio Brilhante reafirma seu compromisso com a democracia, a ética e a construção de políticas públicas que atendam aos anseios da população.

A atuação conjunta dos parlamentares demonstra a força de um Legislativo atuante, participativo e conectado com as necessidades reais da cidade. A expectativa é de que o segundo semestre seja ainda mais produtivo e marcado por avanços concretos para Rio Brilhante.