Vereador Adão convoca, Vereadores, Autoridades, Diretores e Coordenadores de Escolas para andamento da criação do Projeto Câmara Jovem

Com o propósito de reacender o interesse político e despertar a liderança política nos Estudantes, a Câmara de Vereadores de Rio Brilhante através de seu Presidente José Maria Caetano de Sousa-Nô (DEM), realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (27), para a apresentação do Decreto 1/2017, que institui “O PROGRAMA CÂMARA JOVEM”, de autoria da Câmara Municipal, a qual teve o Vereador Adão Evandro a frente, para que o projeto pudesse ganhar notoriedade. Além dos Vereadores citados, estavam presentes os vereadores, Marlos Jóris, João Pedro, Tânia Mara, Adailton Lima e Wandressa Barbosa. A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, Senador Ramez Tebet.

A reunião contou também com a participação do Dr. Jorge Tadashi Kuramoto Juiz da Comarca de Rio Brilhante, Sr. Edcezar Zeilinger Capitão da Policia Militar de Rio Brilhante, Secretária municipal de Educação Sra Magali Lima, Diretores e Coordenadores de Escolas Municipais.

O Presidente Nô, deu abertura da reunião agradecendo a presença das autoridades, e falando da sua satisfação de ver esse projeto ter andamento e sair do papel, já que era uma ideia de parlamentares de outras legislaturas. “A proposição tem por objetivo, ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vivemos, contribuindo assim para formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira”, destacou o Chefe do Legislativo.

O Vereador Adão, por sua vez citou. “O exercício da cidadania prevê que os cidadãos cumpram seus deveres e exerçam seus direitos. Esta é a lição que temos ao viver em sociedade. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas estejam integradas na vida pública: debatendo na internet, discutindo nas feiras-livres, conversando com os amigos, em casa, com os familiares, enfim, debatendo o futuro da política do país. A partir desse espírito, criamos em Rio brilhante o Programa Vereador Jovem, visando promover a integração entre as escolas do município e a Câmara municipal de Rio Brilhante, e assim estimular a cidadania e a participação política entre os jovens”, salientou o Vereador Adãozinho, autor da Proposição.

A Câmara Jovem será composta por 9 Vereadores Jovens, escolhidos através de um voto secreto entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Rio Brilhante que, após, eleitos e diplomados em sessão específica para esse fim, os Vereadores Jovens poderão apresentar propostas e defender as suas idéias por intermédio de projetos, indicações, entre outros, em um mandato de dois anos.

“A esperança do Programa Vereador Jovem, é que possam surgir os futuros cidadãos Rio-brilhantenses verdadeiramente preocupados com os destinos da nossa querida cidade”, concluiu Adão.

A iniciativa foi elogiada pelos parlamentares presentes na solenidade, todos foram enfáticos em seus pronunciamentos em primeiro parabenizar a Mesa Diretora, e falar da eficácia do projeto, que tem um caráter político muito importante, pois traz uma visão esclarecedora aos estudantes sobre as ações parlamentares ao mesmo tempo mostrando a importância do voto, além disso, é um grande incentivo para os alunos terem uma maior formação crítica e senso de cidadania, declarou os vereadores.

O Capitão da polícia Militar, Sr Edcezar, se mostrou muito feliz pelo incentivo que o programa dará para que o jovem possa ingressar desde cedo na vida pública, aproveitou também para colocar se a disposição quando for necessário.

Por último o Dr Jorge fez uso da palavra, começou parabenizando a toda a Câmara Municipal de vereadores pelo esforço para criação deste importante programa. “Recebi o convite com muita felicidade, e fiz questão de estar presente por entender o quão benéfico será para os jovens, se aproximarem da política, acredito que a intenção principal do projeto é preparar os adolescentes para que aprendam sobre política democrática da melhor forma, buscando conhecimento além do que é visto na escola, para a formação de verdadeiros pensadores e engenheiros de idéias”, discursou o magistrado.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Rio Brilhante – Oséias Pereira