Vereadora Belinha apresenta Moção de Pesar pelo falecimento de Dom Redovino

A vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB), apresentou na sessão do último dia 28, Moção de Pesar pelo falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Dourados, Dom Redovino Rizzardo, ocorrido no dia 06 de novembro deste ano. A Moção foi encaminhada aos familiares e à instituições católicas. Presente à sessão,  Frei Érico Renz e membros da comunidade. Belinha fez um breve relato da vida de Dom Redovino.

Dom Redovino Rizzardo, bispo Emérito da Diocese de Dourados, é natural de Bento Gonçalves (RS). Aos 11 anos iniciou sua caminhada rumo à vida religiosa e ao sacerdócio sendo ordenado padre aos 28 anos. Durante sua vida sacerdotal, antes do episcopado, foi vigário paroquial, diretor do Centro de Estudos Migratórios e Assessor do Setor de Migrações da CNBB, diretor do Centro de Espiritualidade de sua Congregação (Carlistas) em Guaporé, fez cursos no Brasil e em Roma, Itália. No dia 3 de janeiro de 2001 padre Redovino foi nomeado como bispo Coadjutor da diocese de Dourados tomando posse no dia 6 de abril do mesmo ano. Com a renúncia de Dom Alberto, no dia 5 de dezembro de 2001, passou a ser o 5º bispo diocesano de Dourados.

Ao longo dos quase 15 anos em que esteve à frente da Diocese, Dom Redovino garantiu grandes avanços para a comunidade católica entre os quais a ordenação de 23 diáconos, 39 presbíteros, criação de 18 paróquias, instalação de 18 institutos religiosos dentro os quais destacamos a Toca de Assis (obra que acolhe e atende moradores de rua), Fundação do Centro de Apoio e Promoção da Vida e da Família (Pró-Vida), inauguração do Mosteiro das Irmãs Clarissas no ano de 2009, criação da Diocese de Naviraí, criação das Casas “Irmã Dulce” para acolhida de familiares de doentes, transformação do folhetim Elo em revista.

Muito ligado aos meios de comunicação, Dom Redovino escrevia todas as sextas-feiras em vários jornais e site do Brasil, entre os quais o Jornal O Progresso, artigos que, no final de cada ano, foram transformados em 8 livros. Também foram criadas a Rádio Boa Nova, Rádio Coração e a Rádio Imaculada Conceição.

Em nosso município, esteve por diversas vezes em visitas pastorais reunido-se com os leigos e sacerdotes, realizando Crismas, visitando e celebrando na Fazenda da Esperança obra por qual nutria grande afeição desde o tempo em que era provincial de sua ordem no Rio Grande do Sul. Foi Dom Redovino quem intermediou a instalação da primeira Fazenda da Esperança na região sul do Brasil realizando a doação do seminário menor São Rafael de Caça para abrigar a obra. Assim, ao vir morar em Mato Grosso do Sul e sabendo da existência de uma unidade da Fazenda em nossa cidade, fez questão de continuar por perto, atuando e auxiliando nesta obra de Deus. Relatam os coordenadores, que foram várias as visitas do bispo, mesmo sendo apenas para um café ou um almoço, quando voltava de suas visitas pastorais, fazia questão de tirar um tempinho para estar em contato com os recuperandos que podiam ter a graça de ouvir suas mensagens e palavras de esperança, fé e motivação.

Esteve presente também nas festividades dos 70 anos da Missão Franciscana no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, cerimônia que aconteceu em nossa cidade no ano de 2008.

Tornou-se grande amigo do fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, com quem, segundo ele mesmo dizia, aprendeu a acolher o sofrimento segundo a mística de Jesus Sofredor. Por isso, ao receber o diagnóstico de câncer, entregou ainda mais sua vida a Deus e ofereceu suas dores e sacrifícios como oferta de amor.

Também esta Casa de Leis teve a grata satisfação de recebê-lo quando no ano de 2015, no auge das discussões sobre o projeto de reforma política no Brasil, a Câmara realizou uma audiência pública por solicitação do Vereador Jeto e Dom Redovino aceitou o convite para ser um dos expositores do tema. Ressalta-se que nessa época ele já estava em fase de tratamento do câncer.

Dom Redovino sempre foi um bispo muito próximo, amigo, terno. Uma de suas características muito conhecida, na vida do povo, era o seu sorriso, a tal ponto de ser identificado como o “Bispo do Sorriso”. Isso expressa o carisma de um pastor que sabe acolher a todos e sempre disposto a escutar as angústias, as alegrias e esperanças, seja dos clérigos, religiosos, e dos fiéis de um modo geral. A sua ação enquanto bispo, não se restringiu ao fórum interno da Igreja, mas procurou estabelecer um diálogo com a sociedade, procurando anunciar o Reino, através dos meios de comunicações sociais. Entretanto, em sua grande humildade, ao fazer um relato do havia realizado em seu episcopado, disse: “Como bispo diocesano, o máximo que fiz foi tentar ser instrumento nas mãos de Deus – mas reconheço que nem sempre o consegui da maneira que Ele e vocês esperavam – para que Deus levasse adiante seu projeto de amor sobre a nossa igreja.

O anúncio do falecimento aconteceu na tarde do dia 6 de novembro, por volta das 18h30. Aos 77 anos, estava internado no Hospital do Coração em Dourados.

Pelos motivos expostos e reconhecendo na pessoa de Dom Redovino Rizzardo um grande exemplo de vida cristã, de amor ao próximo, não só à comunidade católica como das outras igrejas em toda região, a Câmara Municipal de Rio Brilhante não poderia deixar de se associar ao pesar e manifestando nosso profundo respeito aos familiares, clero e fiéis da Diocese de Dourados.