Vereador Everton propõe criação de comissão para auxiliar produtores de leite

Por meio de requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal, o vereador Everton Cristiano de Carvalho (PDT) propôs a  criação de uma comissão parlamentar para enfrentar desafios da cadeia do leite no município de Rio Brilhante.

Na defesa de sua proposição o vereador argumentou que “essa é uma maneira de estarmos defendendo os interesses de nossos produtores que além de intermediar melhorias no setor leiteiro, incentivará o sistema de qualidade do leite em todos os elos da cadeia produtiva, assim fortalecendo a produção visando melhorar a economia do município”, explicou.

Poderão ser realizadas audiências, levantando diversos fatores que afetam esse público, como a falta de recursos públicos para assistência técnica, concentração em poucas empresas compradoras que ditam os preços, exigências legais e sanitárias que não levam em consideração a realidade dos agricultores.

Levam-se em conta as instruções normativas 76 e 77 que foram baixadas em novembro de 2018 e têm o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. Elas definem critérios de produção, de qualidade e de segurança ao consumidor, organização da propriedade – incluindo instalações e equipamentos –, capacitação dos empregados e controle de doenças. Estes procedimentos, diz o Ministério, constituem “boas práticas agropecuárias e de educação sanitária” cuja adoção levará à melhoria da qualidade e da produtividade leiteira. Porém as normas começaram a vigorar em junho deste ano, 180 dias depois da edição das IN, e até este  mês de outubro os produtores terão de se adequar a elas.

Assessoria de comunicação – CMRB