Vereador Adailton indica ao Poder Executivo a criação do Banco Municipal...

Vereador Adailton indica ao Poder Executivo a criação do Banco Municipal de Medicamentos

Com a intenção de inspirar a solidariedade e incentivar a cultura de doação de remédios, o vereador Adailton Lima – PV, indicou na sessão legislativa da última segunda-feira (16), a criação do Banco Municipal de medicamentos doados na Rede Pública de Saúde de Rio Brilhante. O  vereador  explicou que o objetivo da proposição é atender os menos favorecidos financeiramente levando em conta o alto preço dos remédios. “Com a criação do banco de controle, a secretaria municipal de saúde pode solucionar vários problemas, como o destino ao descarte em desuso, ao mesmo tempo estará socorrendo grande parte da população que não dispõe de acesso a esses remédios”, destacou.

Este serviço seria gerenciado pela secretaria municipal de Saúde, a fim de evitar perdas de medicamentos em bom estado e não utilizados. Em alguns casos, por não ter alternativa o medicamento é jogado fora, sendo que os resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum.

A formação de estoques, classificação, verificação de conteúdo e prazo de validade são tarefas desempenhadas por profissionais da área farmacêutica, do quadro de profissionais do município. Este banco tem o objetivo de formar um estoque oriundo de doações de pessoas físicas e jurídicas, devendo funcionar em local próprio a ser designado pelo Poder Executivo Municipal.

Considerando o elevado valor dos medicamentos no país, e ver grande quantidade deles são desperdiçados, minha proposta tem o objetivo de equilibrar esse quadro, garantindo, assim, mais um serviço importante à população de baixa renda do nosso Município”, disse Adailton.

Assessoria de comunicação – CMRB