Tenente Coronel Welington receberá título de Cidadão Rio-brilhantense por indicação de Totinha

Foi aprovado na sessão do último dia 15, o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Dejair Gomes – Totinha (PROS), que confere a Welington Luiz Santana Lopes, o Título de Cidadão Rio-brilhantense conferido à pessoa natural de outro Município, que por sua atuação social, haja prestado relevantes serviços a Rio Brilhante, conforme comprova a justificativa.

weligton1
Foto: Eliton Santos

Welington nasceu em Itajubá/MG onde  iniciou sua carreira militar nas fileiras do Exército Brasileiro em 1986 como Aluno Oficial da Arma de Engenharia; foi declarado Aspirante a Oficial R/2, tendo sido designado em 1988 a assumir a função de 2º Tenente no 9º Batalhão de Engenharia de Combate da cidade de Aquidauana/MS. Foi promovido ao posto de 1º Tenente do Exército em 2000. Em agosto de 2001, após ter sido aprovado em concurso público ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul como Cadete PM, realizando o Curso de Oficial da PM no Estado de Goiás na Academia de Policia Militar. Formou-se em 1994 e de volta ao  Mato Grosso do Sul, foi designado para o 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados/MS.

Hoje conta com 24 anos de bons serviços prestados a Corporação e ocupa o cargo de Tenente Coronel PM, penúltimo posto da carreira Policial Militar e é o atual Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar da cidade de fátima do Sul. Foi o responsável pela implantação do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Rio Brilhante no ano de 2000. Atuou como instrutor do Proerd tendo formado milhares de alunos do município estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino por durante 5 anos. Realizou também um ciclo de palestras direcionadas aos demais estudantes tendo como tema Disciplina, Respeito e Drogas. Suas palestras receberam inúmeras manifestações elogiosas por parte dos diretores e professores dos estabelecimentos de ensino, que corroboram a sua desenvoltura e sagacidade na arte de transmitir não só orientações, mas também conhecimento e experiências que se constituem em verdadeiras lições de vida.

Comandou o 3º Pelotão de Policia Militar de Rio Brilhante como Tenente em 1996/1997 e já Capitão em 2004/2005, com forte atuação no combate ao tráfico de drogas e a marginalidade em geral, conseguindo o respeito e admiração da população por sua atuação firme e imparcial.

No ano de 1997 foi iniciado na Ordem Maçônica da Loja Osvaldo Rodrigues Simões em Rio Brilhante, de onde jamais se afastou até a presente data, ocupando a Presidência da Entidade no biênio 2013/2014. Foi Grande Inspetor Geral / Grau 33, em 2013. Desta forma estes laços ligam intrinsecamente o Coronel Welington a Rio Brilhante,  não deixando dúvida quanto a sua devoção ao  município e o respeito e admiração que nutre pela população rio-brilhantense e seus dirigentes.

O título será entregue em sessão solene em data a ser determinada pela Mesa Diretora.