Jeto quer saber sobre medidas de combate a dengue, zika e chikungunya

Requerimento do Vereador Dinozete Marques – Jeto (PDT) recebeu aprovação, solicitando ao Executivo Municipal informações sobre quais medidas cabíveis que a Secretaria de Saúde do município tomou ou vem tomando para combater e prevenir a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya.

“Considerando que a proliferação dessas doenças causadas pelo Aedes Aegypti tem dados preocupantes, acho primordial tomar conhecimento de todas as ações que estão sendo feitas em nosso município relativas a esse assunto para poder levar ao conhecimento da população e também fazer sugestões pertinentes, caso algo não esteja nos planos da referida secretaria”, enfatizou Jeto.

Emplacamento de veículos no município

Outra proposição do Vereador Jeto aprovada na última sessão ordinária sugere ao Executivo Municipal realização de campanha para incentivar os proprietários de veículos particulares com placas de outros municípios a emplacarem os mesmo em Rio Brilhante, bem como gestionar junto as empresas instaladas aqui que realizem o mesmo procedimento.

Diante da crise enfrentada pelo nosso país, o corte de verbas federais muito tem afetado todos os municípios, o que obriga o poder público municipal a buscar soluções, e uma delas seria que o IPVA, que é um dos impostos que mais trazem arrecadação para o município, aumente em decorrência desses veículos serem emplacados aqui.

“Diariamente somos testemunhas do grande número de veículos que circulam em nossa cidade, onde os proprietários possuem residência e domicílio em Rio Brilhante, mas infelizmente inúmeros tem placas de outras cidades e outros estados”, exemplificou Jeto, dizendo ainda que é obrigação do Poder Público Municipal lutar e desenvolver ações visando o melhor para nossa cidade.

Limpeza de terrenos

Jeto solicitou ainda ao Executivo Municipal que seja adotada capina e limpeza geral dos terrenos baldios e imóveis, notificando os proprietários desses terrenos baldios para que tomem imediatas providências para isso, mantendo-os permanentemente limpos e capinados. Sugeriu ainda que caso não seja atendida essa solicitação em tempo hábil, que os serviços sejam executados pela municipalidade com a cobrança de taxas legais prevista para tal finalidade.

Rio Brilhante possui grande quantidade de terrenos baldios, grande parte destes cobertos por matagal se avolumando continuamente, o que oferece grande perigo a saúde da população, pois ainda se tornam depósitos de lixo e entulhos, possibilitando o aparecimento de insetos, mamíferos roedores, animais peçonhentos, invertebrados e aedes aegypti.

“Exigir o cumprimento dessa limpeza nos terrenos se torna imprescindível para a saúde pública”, finalizou o Vereador.