Câmara Municipal entrega Moção de Aplauso ao médico pediatra Dr Fernando

Câmara Municipal entrega Moção de Aplauso ao médico pediatra Dr Fernando

Dr Fernando ladeados pelos Vereadores

Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados na área da medicina, em especial ao atendimento humanista às crianças do município de Rio Brilhante, de autoria do Presidente do Poder Legislativo Vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM), a Câmara de vereadores fez a entrega de Moção de Aplauso ao médico Dr Fernando Ferroni Machado.

 Na justificativa da honraria o vereador Nô fez questão de destacar que o ato representava naquele momento o desejo de muitos munícipes rio-brilhantenses que já tinham sido atendidos pelo profissional. “Eu tenho sempre um lema, faz aquilo que gosta e não precisa trabalhar, porque quando a pessoa faz aquilo que realmente gosta, o trabalho se torna um prazer, é isso que percebo no Dr Fernando. A Câmara Municipal não poderia deixar de prestar essa justa homenagem a esse profissional da saúde, pelos atendimentos prestados a nossa população e por tantas vidas salvas pelos seus cuidados”, destacou o chefe do legislativo.

Em seguida o presidente Nô concedeu a palavra ao homenageado, ao cumprimentar os parlamentares Dr Fernando disse da sensação de alegria pelo reconhecimento e ao mesmo tempo um sentimento de tristeza por deixar a cidade e amigos os quais conquistou nos seis anos em que residiu e trabalhou no município de Rio Brilhante – MS. “Hoje não está sendo nada fácil pra nós, deixar uma cidade que nos acolheu com tanto amor e carinho, às mães que confiaram no meu trabalho, por isso saio com a sensação de que fiz o melhor pelos meus pacientes. A mudança para a cidade de Três Lagoas foi uma decisão que já vinha conversando com minha família há alguns dias, e chegamos à conclusão que seria a melhor hora, repito, foi muito difícil pra mim. Saio de cabeça erguida e muito honrado por tanto carinho recebido nesses dias pela população. Aos vereadores em especial ao presidente da Câmara vereador Nô, fico muito grato por esta honraria, aos meus amigos e colegas profissionais do hospital meu muito obrigado pelo apoio de sempre”, destacou o homenageado da noite, Dr Fernando.

Alguns vereadores fizeram uso da palavra para agradecer ao médico. A vereadora Dra Tânia Mara em nome de sua bancada citou; “Me orgulho por ser colega de um profissional dessa magnitude. Ser pediatra, é ser na medicina o sacerdócio maior”. O vereador Adão Evandro, lembrou de um fato marcante na sua vida, “a missão dos médicos é de salvar vidas, uma missão bastante difícil, e assim como sou grato a Dra Simone, vejo todo esse reconhecimento também pela sua pessoa Dr Fernando”. Para a vereadora Juraci Souza Silva, “falar da profissão de um médico não é fácil, é um trabalho brilhante e que emociona, não o conhecia tanto, mas conhecia muito os seus feitos. Quero aqui em nome de minha filha Tânia dizer muito obrigado pelo seu carinho prestado não a nós, mas a toda população de nossa cidade”. A vereadora Wandressa Barbosa pediu licença para falar em nome de outras mães que gostaria de prestar esta homenagem, “Dr Fernando é um profissional diferente pelo seu modo de reportar ao paciente, agradeço por toda paciência que cuidou do meu filho, hoje ele se tornou seu amigo”. O Professor Furlan disse, “ficamos tristes por perder um grande profissional, este deve ser também o sentimentos de tantas mães pelas quais passou pelo seu atendimento,  mas feliz por saber que o seu sonho estará sendo realizado”.

Por último, Dr Fernando foi agraciado com uma Placa. “É um simples gesto, mas gostaria que o senhor colocasse em um lugar de destaque em seu escritório, e todas as vezes que olhar esta honraria, saiba que a Câmara Municipal de Rio Brilhante reconhece seu trabalho”, concluiu o presidente José Maria – Nô.

Histórico do Dr Fernando.

Fernando Ferroni Machado, nascido em 31 de julho de 1982 no município de Novo Horizonte, interior do estado de São Paulo. Casado com Tatiana Bortoli Machado, pai de duas filhas: Maria Fernanda Bortoli Machado e Manuela Bortoli Machado.

Mesmo antes de ingressar no ensino superior, Fernando já era muito apegado à crianças definindo seu caminho profissional bem cedo: dizia que seria médico pediatra. E assim aconteceu. Fez faculdade de medicina em Catanduva – SP na  FAMECA em 2007 e especializou-se em pediatria intensiva, suporte avançado de vida em pediatria, cumprindo assim o seu desejo de atender e cuidar da saúde dos pequenos.

Em 2013, por meio de uma amiga de sua esposa, ficou sabendo que em Rio Brilhante – Mato Grosso do Sul, estavam precisando de um profissional de sua área, tendo recebido a proposta dos médicos Dr. Júlio Tolomei e Dra. Dayanne Peris Tolomei. Na época, morando em São José do Rio Preto – SP, resolveu analisar a possibilidade de se mudar para o interior em busca de uma melhor qualidade de vida e para cá veio com seu pai conhecer a cidade. Ao mesmo tempo, Dr. Fernando estudava outra proposta de trabalho no estado do Tocantins. Analisando  a ambas, se decidiu por Rio Brilhante por ter visto nos hoje amigos, Dr. Julio e Dra. Dayanne, pessoas íntegras e honestas com os quais teve contato e de imediato houve uma grande empatia e a parceria foi feita.

Chegou em Rio Brilhante no início do mês de abril de 2013, com sua esposa e uma filhinha de 3 meses, iniciando uma nova etapa em sua vida profissional, atuando na rede pública de saúde.

Um assalto ocorrido oito meses após sua chegada deixou a família indecisa e preocupada, porém os amigos que já haviam feito aqui foram o fiel da balança, por eles e por seus pacientes, valia a pena ficar.

Agora, passados seis anos de sua chegada, Dr. Fernando e sua família deixam Rio Brilhante para assumir concurso na cidade de Três Lagoas e é com sentimento que deixa pacientes e amigos que aqui construiu.

A população rio-brilhantense  muito se orgulha do trabalho desse profissional, por ser um médico zeloso, ético e muito empenhado nas suas atividades, não fazendo distinção alguma entre seus pacientes e tendo sido o socorro e o amparo de tantos pais, especialmente em casos emergenciais, dada sua postura séria e respeitável com o trabalho que faz, com dedicação e amor. É  amigo, um humanista, algo raro de se ver na medicina nos dias de hoje.

Temos certeza que as manifestações de reconhecimento e carinho da população de nossa cidade serão para sempre guardadas em seu coração.

Considerando o exposto, não poderia a Câmara de Vereadores deixar de registrar o reconhecimento em nome de toda a comunidade, como homenagem à sua importante colaboração enquanto cidadão, e reconhecido profissional médico desse município.

Galeria de fotos