A pedido da vereadora Juraci CRAS do distrito terá nome de “Manilde...

A pedido da vereadora Juraci CRAS do distrito terá nome de “Manilde Spence”

CRAS do distrito (foto arquivo)

Como forma de homenagear uma das Pioneira e Desbravadora moradora do Distrito de Prudêncio Thomaz, a Câmara Municipal de Rio Brilhante aprovou nesta segunda-feira, 25, Projeto de Lei Nº 15/2018 do Executivo Municipal, denominando o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) local, “Dona Manilde Spence”. A indicação do nome veio através de solicitação da vereadora Juraci Aparecida de Souza Silva – PSC, contando com o apoio de todos parlamentares rio-brilhantenses.

A vereadora fez questão de justificar o pedido enaltecendo a pessoa da homenageada. Normalmente os prédios públicos recebem nomes de pessoas que fizeram algo benéfico ao município. Todos moradores do Distrito conhecem o trabalho e o exemplo de vida que foi a Dona Manilde. “Quero, em nome do povo da nossa Aroeira, em especial da família, agradecer o apoio do executivo e dos colegas parlamentares, a partir de hoje o CRAS do distrito passará a ser chamado Dona Manilde, homenageando de fato essa mulher guerreira, de fibra, e de um grande legado, deixado a todos do distrito”, destacou a vereadora.

Histórico da Homenageada

Histórias não faltam na vida dessa pessoa irreverente, alegre e divertida que foi Manilde Barbosa Spence, descendente de Português Sr Francisco Apolinário Gonçalves Barbosa e da Alemã Margarida Teveja Brunszwichk, quinta geração de guerreiros, desbravadores que saíram de Minas Gerais e seguiram os caminhos abertos pelos Bandeirantes rumo a região do Vacaria, Passa Tempo, Maracaju e Bela Vista.

Travaram muitas lutas, enfrentaram os índios e os Paraguaios em tempos de guerra, mas apesar de muitas vidas ceifadas, enfim venceram, e através de Galeano Barbosa pai de Acácio Barbosa Fonseca que casou-se com, Afif Elias Barbosa filha do emigrante sírio Abrão Elias, nasce Manilde, vinda de uma geração vitoriosa na cidade de Rio Brilhante em 18 de Agosto de 1943, Passou toda sua infância e boa parte de sua adolescência, pois estudou em Campo Grande no colégio interno nossa Senhora Auxiliadora, após esse período voltou e passou toda  sua vida adulta no distrito de Aroeira.

Casou-se com Waldemar Wilton Spence em 30 de dezembro de 1963, companheiro de 50 anos de caminhada, sempre juntos foram exemplo para muitos casais, tiveram três filhos  Alessandra, Elisandra e Leandro e muitos filhos do coração como ela mesma gostava de dizer quando se referia aos inúmeros afilhados, sobrinhos, primos e amigos, muitos desses que ela ajudou abrindo as portas de sua casa para receber.

Inteiramente dedicada a família era um elo que ligava a todos, cuidou do pai e da mãe quando idosos e enfermos, muitos da família mudaram, morreram, mas ela continuou aqui, assumiu a casa da avó, quanta responsabilidade!!!, Sim, pois ao fazê-lo teria que saber o prato preferido de cada um e saber também prepará-lo, tinha que contar historias, ser afetiva afinal aquele era  o lugar onde todos queriam ir para serem mimados, e Ela fazia isso com maestria e alegria, foi uma excelente avó.  Quis o destino que no dia da sua morte fosse também o dia do nascimento do seu primeiro bisneto, maneira que o destino encontrou para confortar o coração de todos e trazer alegria em forma de vida.

Tinha orgulho de ser da Aroeira e batia no peito quando dizia. Sempre tinha uma palavra amiga, um conselho e por muitas vezes intercedia junto a uma autoridade, um político, um fazendeiro para ajudar alguém em dificuldade ou a festa da igreja, da escola, das pessoas da terceira idade, essa era Manilde.

Assessoria de comunicação/Oséias Pereira