Vereadora Wandressa sugere aquisição de “castramóvel”

Ao prefeito municipal, a secretária municipal de Saúde e ao gerente da Vigilância Sanitária, a vereadora Wandressa Barbosa (PSB) apresentou proposição sugerindo que a administração municipal adquira um castromóvel, visando auxiliar os atendimentos de castrações de cães e gatos, objetivando o controle populacional destes animais no município.

Rio Brilhante possui aproximadamente 35 mil habitantes entre área urbana e rural. Já a população de cães e gatos de estimação excede a capacidade da sociedade de cuidar e de fornecer bons lares para eles. Como resultado, dezenas de animais vivem nas ruas ou estão abandonados em organizações não governamentais que carecem de recursos financeiros.

O controle da população canina e felina deve ser uma preocupação primária do bem-estar da sociedade. Afinal, a promoção da saúde dos animais e a saúde pública são interesses que se entrelaçam, uma vez que as ações preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para a saúde pública também protegem os animais, por atuarem na defesa da saúde coletiva. Dentro deste contexto, o Ministério da Saúde editou a Portaria Nº 1.138, que estabelece a necessidade do desenvolvimento e execução de ações, atividades e estratégias de educação em saúde visando à guarda ou à posse responsável de animais para a prevenção das zoonoses. Nesse sentido, e uma vez que a Administração Municipal não dispõe de recursos financeiros suficientes, as atuantes lideranças municipais têm recorrido a diversos órgãos e autoridades buscando apoio para promover ações que garantam o controle populacional de cães e gatos de Rio Brilhante, e, conseqüentemente, evitar as zoonoses, doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos.

Assessoria de Comunicação – CMRB