Vereadora Wandressa pede apoio do Poder Executivo à Patrulha Mirim

Vereadora Wandressa Barbosa

A Vereadora Wandressa Barbosa – PSB, com o apoio dos vereadores Mário Cezar Furlan – PMDB, Juraci Aparecida de Souza Silva – PSC, Adailton Mendes de Lima – PV, Sérgio Carlos Rigo – PT, e João Pedro Alves – PMDB obteve aprovação na indicação solicitando ao Executivo Municipal que a Prefeitura ofereça local adequado e demais meios para a continuidade da Patrulha Mirim em Rio Brilhante.

O Projeto Patrulha Mirim já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive em Rio Brilhante. Na sua essência busca enfatizar a necessidade do trabalho de prevenção da dignidade das crianças e adolescentes, visando conscientizá-los da sua importância para o desenvolvimento das ações da Segurança Pública, bem como o desenvolvimento do caráter e da cidadania. No período de dez meses por ano, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações sócio educativas que proporcionarão à criança e o adolescente engajado no projeto, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade e aquisições de hábitos saudáveis, sendo que os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras sobre o tema, aprendendo também aprendem noções de civismo.

A vereadora ressaltou que, para este projeto ter continuidade em nosso município, é necessário que o Poder Executivo ofereça um espaço físico adequado, tendo em vista que a turma pode ser composta por dezenas de jovens e para que o aprendizado seja eficaz é de suma importância os profissionais cedidos pela Prefeitura, além da alimentação.

Cemitério São Judas

Também de autoria da Vereadora Wandressa, foi aprovada indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura sugerindo o calçamento das ruas e a iluminação do Cemitério São Judas, localizado na BR-267.

Rio Brilhante possui dois cemitérios, o São Cristóvão localizado na Travessa Aíres Francisco de Lima e o São Judas, na BR 267. O São Judas, no momento, possui mais covas disponíveis, por esse motivo ocorrem mais sepultamentos no local, ou seja, mais pessoas precisam frequentar este cemitério para dar o último adeus a um ente querido nos enterros ou para visitar e fazer a manutenção dos túmulos.

“O São Judas não possui calçamento em suas ruas, tendo em vista que os cemitérios são divididos em ruas, quadras e lotes. Assim, o transtorno causado pelo barro nos dias de chuva, ou até mesmo os matos que tomam conta das vias tem dificultado o acesso dos familiares e amigos que visitam o local”, explicou Wandressa, lembrando ainda a necessidade da instalação de iluminação para evitar a prática de vandalismo e a violação dos túmulos.