Wandressa Barbosa pede Ação Cidadania para retirada e tratamento de moradores de rua

Com o objetivo de reduzir o número de moradores de rua e promover à inclusão social dos mesmos à sociedade, a vereadora Wandressa Barbosa – PSB apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (2), Indicação solicitando ao Poder Executivo em parceria com os poderes constituídos no município que se promova Ações para retirada e encaminhamento para tratamento dos moradores de rua que vivem na praça central e na esquina com a Igreja Matriz de Rio Brilhante. A matéria foi discutida e aprovada por todos os parlamentares que entenderam ser de extrema relevância.

Segundo Wandressa, autora da proposição, os trabalhos da Secretaria de Assistência Social são incessantes quanto às prevenções e ajuda para quem busca recuperação de vícios com álcool e drogas, porém é preciso mais empenho nas ações para com os moradores de rua e usuários de drogas da cidade, sobretudo alguns que ultimamente “moram” na esquina da Igreja Matriz.

A vereadora citou que essa situação cada dia vem se agravando mais, “são pessoas que até tem condições de trabalhar, mas por uma causa ou outra os mesmos preferem essa vida, e o problema tem afetado todos nós enquanto sociedade, pois alguns se tornam violentos trazendo riscos a comunidade que frequentam o local”, disse. Wandressa relatou ainda um fato ocorrido no último final de semana, quando os fiéis da Igreja Matriz realizavam um retiro espiritual, dois indivíduos armados se agrediram na frente das pessoas deixando todos em pânico, principalmente as crianças presentes.

São pessoas com transtornos mentais, abandonados pela família, imigrantes, desempregados, dependentes químicos, ex-presidiários, e até trabalhadores. Esses são alguns dos diversos perfis das pessoas que se utilizam da rua como abrigo ou moradia. “Alguns tem encontrado na rua uma opção de vida, mas outros carregam consigo uma história de abandono, vícios e outros, a nossa intenção não é e marginalizarmos de forma alguma, e sim estendermos uma mão amiga, promovendo à reinserção dessa gente a sociedade e encaminhá-los para programas assistenciais”, justificou Wandressa.

Todos os vereadores comungaram da mesma opinião da colega, inclusive algumas sugestões foram elencadas pelos parlamentares, afim de, em uma força tarefa, tentar acabar ou pelo menos amenizar esta situação que vem incomodando, tanto a população rio-brilhantense quanto os comerciantes das proximidades.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira