Vereador Venizelos propõe suspensão temporária da taxa de lixo

Assunto recorrente entre os parlamentares desde que foi criada, a taxa de lixo foi tema de proposição de autoria do vereador Venizelos Papacosta Neto (PSL), na sessão de segunda-feira, 22 de março.

Em expediente a ser enviado ao prefeito municipal, o vereador sugeriu que seja estabelecido para taxa de lixo um valor fixo até R$ 10,00 aos contribuintes, ou suspensão temporária de  sua cobrança até que seja apresentado retorno do serviço ou explicação sobre a forma de cálculo dessa taxa.

Em sua justificativa ele argumentou a falta de transparência sobre a destinação dos valores arrecadados por meio da taxa de lixo e que os resíduos aparentemente continuam sendo despejados no lixão. Também citou  que não há clareza sobre o cálculo do valor cobrado, já que existem valores diversos e desiguais sem explicação plausível além do que, a empresa de coleta de lixo não tem recolhido todo o lixo separado pelos contribuintes.

“Por estes motivos,  sugerimos que a taxa seja suspensa ou que a cobrança seja feita em valor fixo de até dez reais, até que haja revisão do cálculo do valor cobrado a título de taxa, ou mesmo a transparência sobre o valor arrecadado e o serviço prestado até a destinação final dos resíduos para local diverso do lixão, que assim justifique a cobrança desse tributo”, pontuou o vereador.

Bairro Nova Rio Brilhante

Em outra proposição, Venizelos solicitou solicitou que sejam catalogadas as ruas que deixam água empossada no Bairro Nova Rio Brilhante e tomem as providências cabíveis.

Em razão do aumento de casos de dengue, é importante que o Poder Executivo dê o exemplo com o cuidado das vias públicas municipais, pois com situações de água empossada fora das casas das pessoas, a responsabilidade direta é da Administração, e mesmo com os munícipes zelando pelas calhas e focos de contaminação em suas residências, é importante que, além dos carros de fumacê e a própria atuação dos agentes locais da vigilância, o município também tome suas medidas preventivas para evitar água parada.

Assessoria de Comunicação – CMRB