Vereador José Maria Caetano de Sousa (Nô) – PP

Vereador José Maria Caetano de Sousa (Nô) – PP

“Do corte de Cana a advogado!” A História de José Maria Caetano de Sousa (Nô) é comparada com a de muitos brasileiros que buscam o crescimento profissional em meio a muitas dificuldades. Nascido em Itacambira-MG em 11 de novembro de 1965, de família humilde, Nô teve pouca oportunidade de estudo, devido ao fato de ter que trabalhar para ajudar no sustento da família.

Chegou a Rio Brilhante-MS em 1985, tendo como os primeiros empregos o corte de cana nas Usinas Passa Tempo e Maracaju – MS, e como todo bom mineiro, mantinha o sorriso no rosto e a simplicidade por onde passava. Dessa forma, conquistou muitos amigos, facilitando sua caminhada em busca de novas conquistas. Em 1986, casou-se com Irenide, sua companheira até hoje, e desta união nasceram os filhos Jobson e Janine.

A Vida Política – No ano de 1996, Nô foi convidado a concorrer a uma cadeira no Legislativo Rio-Brilhantense, onde foi eleito vereador pela primeira vez, obtendo 556 votos, seguindo a carreira política, foi eleito em mais cinco eleições, 2º mandato em 2000 eleito com 568 votos, 3º mandato em 2004 eleito com 529 votos, 4º mandato em 2008 eleito com 719 votos, 5º mandato em 2012 eleito com 752, e no mandato atual.

Exercendo o seu primeiro mandato, retornou aos estudos e concluiu o 1º e 2º grau. Ao lado de sua esposa e grande incentivadora, iniciaram a faculdade de Administração de Empresas, sendo concluída em 2004. Daí em diante, continuou buscando aumentar seus conhecimentos, fazendo pós-graduação e vários cursos profissionalizantes.

Em 2010, vendo seu filho Jobson formado em Direito e sua filha Janine iniciando os cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Nô se motivou a fazer mais uma faculdade, desta vez, a de Direito. Um fato marcaria não só a sua vida como a de seus familiares, o Vereador Nô, no auge da sua carreira política e acadêmica, exercendo seu 4º mandato de Vereador e perto de concluir seu Principal Curso (Direito), sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), tendo que dar uma pausa nos estudos e no Parlamento. Mas com muita fé em DEUS, coragem, determinação e contando com as orações e ajuda de familiares e dos inúmeros amigos, Nô foi curado e sua saúde foi restabelecida. Depois disso, Nô passou na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), até antes mesmo de concluir o curso de Direito.

Hoje, além da vida política e empresarial, está advogando, fazendo um trabalho de destaque no município de Rio Brilhante, respeitando sempre a ética da profissão.

Nô foi eleito Presidente pela primeira vez para o biênio 2003/2004, ano em que foi iniciado a 1ª etapa da construção da Sede do Poder Legislativo Rio-Brilhantense. Tendo sido eleito mais uma vez para presidir a Câmara Municipal no biênio 2011/2012.

Além do cargo de Presidente do Legislativo Municipal por duas vezes, Nô exerceu também outros cargos na Câmara, compondo Mesa Diretora e sendo membro de Comissões Permanentes.

No pleito de 2 (dois) de Outubro de 2016, como já citado acima, Nô foi eleito Vereador para o sexto mandado consecutivo pelo Partido Democrata (DEM), com 545 votos. Tendo sido eleito Presidente da Câmara Municipal no último dia 1º de janeiro, para o biênio 2017/2018. Foi reeleito Presidente do Legislativo para o biênio 2019/2020.

José Maria Caetano de Sousa (Nô) é o único Vereador a assumir por quatro mandatos o Cargo de Chefe do Legislativo Municipal, na história da Câmara de Rio Brilhante.

“O teu fim pode ser o início de Deus. Quando você diz que aqui acabou tudo, Deus pode estar dizendo que aqui começa tudo’’. Êxodo 3:1

É autor dos Projetos que criaram as Leis:

– Lei n.º 1.286/2003: Autoriza o Executivo Municipal a criar o Programa Municipal de Reforço Pedagógico Capoeira da Gente no âmbito do município de Rio Brilhante-MS;
– Lei n.º 1.298/2003: Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do P.A. Taquara – APPRAT;
– Lei n.º 1.373/2005: Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Desenvolvimento do Assentamento Fortuna – ASPAF.