Vereador Nô propõe ao prefeito conhecer usina em Minas Gerais que pode...

Vereador Nô propõe ao prefeito conhecer usina em Minas Gerais que pode ser a solução para o “lixo” do município

O presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante, Vereador José Maria Nô (DEM), propôs ao Prefeito Donato Lopes (PSDB), conhecer uma usina que está implantada na cidade de Boa Esperança –MG, que produz energia a partir dos resíduos sólidos. A empresa Furnas Centrais Elétricas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada em 1957.

O projeto se baseia em uma tecnologia de fácil compreensão, permitindo a destinação completa dos resíduos sólidos urbanos. Quando pronta, a usina utilizará um reator termoquímico para a produção de um gás combustível, que será convertido em energia elétrica para o município.
O processo pode auxiliar na redução da contaminação do solo e lençóis freáticos pelo chorume proveniente do lixo, além de atender à lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como as resoluções ambientais de emissões atmosféricas.

“Acho interessante conhecermos, pois além de tentar resolver o nosso problema, que é a destinação do lixo do município, a empresa tem capacidade de gerar energia elétrica que pode beneficiar vários órgãos públicos, como por exemplo o hospital de Rio Brilhante, bem como a geração de empregos”, destacou Nô.

Assessoria de comunicação – CMRB