Vereador Nô pede ao Estado e à União, aumento de recursos para...

Vereador Nô pede ao Estado e à União, aumento de recursos para o hospital

José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM) solicitou ao Governador Reinaldo Azambuja, ao Deputado Federal Mandetta e ao Deputado Estadual Zé Teixeira empenho para aumentar o repasse financeiro para Associação Beneficente de Rio Brilhante, que possui quarenta e três leitos, três centros cirúrgicos, um quadro de cento e seis funcionários  e atende cerca de duas mil pessoas por mês, sendo essas pessoas da cidade, da zona rural, incluindo os assentamentos e o distrito, incluindo funcionários de três usinas e muitas pessoas da região.

O repasse atual mensal feito pela Prefeitura Municipal é de R$ 200 mil, pelo Governo Federal é de R$ 120 mil e do Governo Estadual também, incluindo mais R$ 30 mil para ortopedia. Diante disso, entre o ativo e o passivo fica sempre um déficit mensal, atrasando os salários dos médicos e funcionários.

“Lembrando que as autoridades acima mencionadas primam pela qualidade de vida do povo sul-mato-grossense é que faço esse pedido”, enfatizou o vereador.

Programa Municipal de Saúde do Homem

Foi indicado pelo Vereador Nô a criação do Programa Municipal de Saúde do Homem pela Secretaria de Saúde de Rio Brilhante, visto que a maioria dos homens só busca atendimento médico quando já está necessitando de atendimento especializado e geralmente já com a enfermidade instalada e muitas vezes em estado mais avançado, portanto se mostra necessária a qualificação à atenção integral da saúde da população masculina.

A atenção integral à saúde do homem perpassa por um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção, ampliando a percepção masculina para o cuidado com a sua saúde e de sua família, sensibilizando-os para a responsabilidade disso, favorecendo o acesso às informações sobre medidas preventivas e incentivando-os a seguir a vida sem violência, estimulando-os à paternidade responsável e ao sexo seguro.

Pronatec no campo

A implantação do Programa Pronatec no campo foi alvo de outra proposição do Vereador Nô, indicando às Secretarias de Desenvolvimento e Educação do município com o intuito de formação profissional para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável em bases territoriais e agroecológicas, sendo demandada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que é responsável por mobilizar as bases e levantar o público interessado em fazer os cursos, em buscar os ofertantes e pactuar com o MEC para que os cursos sejam oferecidos.

“O Pronatec Campo objetiva promover espaços de qualificação profissional de agricultores integrando às demais políticas de desenvolvimento rural sustentável e solidário, tanto com cursos de qualificação profissional básica quanto com cursos técnicos”, encerrou José Maria.

Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Outra matéria apresentada pelo Vereador Nô endereçada ao Executivo Municipal foi a indicação solicitando que o município seja contemplado com Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), oferecendo os serviços de CPF, Carteira de Trabalho, fotos 3X4, cópias de documentos, atendimentos do INSS, Cadastro Único pata Programas Sociais, Bolsa Família, Carteirinha do Idoso, vacinas, aferição de pressão, teste glicêmico e cartão do SUS.

“Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania”, salientou Nô, explicando que com essa documentação as mulheres poderão acessar diferentes políticas públicas, como direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, bem como as políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural.

Endereço Comunitário

Também de autoria do Vereador Nô, foi aprovada indicação que solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, a criação do endereço comunitário em Rio Brilhante.

Tal proposição vem para sanar muitos problemas que munícipes que ainda não tem moradia fixa enfrentam com suas correspondências, pois sem o endereço postal não se pode fazer alguns documentos, o que causa inúmeros problemas, como a inserção no mercado de trabalho, inscrição em concursos e cursos e recebimento de benefícios, entre outros.

“O endereço comunitário dá as pessoas em situação de rua a oportunidade para tentarem, por si próprias, recomeçar suas vidas”, finalizou o Vereador.