Vereador Nô busca programa de crédito para mulheres agricultoras

O vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM), teve aprovado requerimento encaminhado para a Ministra Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, ao Diretor-presidente da AGRAER; ao Superintendente do INCRA de Mato Grosso do Sul e ao gestor da Secretária Municipal de Desenvolvimento. A proposição solicita empenho na  implantação da linha de crédito “fomento mulher” disponibilizado pelo INCRA ao trabalho produtivo das mulheres da reforma agrária.

Rio Brilhante conta com 12 assentamentos de áreas rurais ao redor de toda extensão da cidade, onde geram grande movimentação em todo o município e região com as mais de 947 famílias moradoras nesses assentamentos. Dessa forma, a implantação da linha de credito “fomento mulher” seria de extrema importância no sentido de incentivo às mulheres assentadas.

Essa linha de crédito tem como objetivo a implantação de projetos produtivos sob responsabilidade das mulheres titulares dos lotes. O Fomento Mulher é destinado a viabilizar projetos produtivos de garantia da segurança alimentar e nutricional e de estímulo à geração de trabalho e renda, uma vez que grande maioria das famílias assentadas necessitam estímulo, podendo produzir de maneira significativa e dando dignidade as famílias beneficiadas. Outro ponto importante a ser destacado, é a necessidade das mulheres assentadas virem buscar oportunidades no comércio do município, haja vista que não possuem renda e incentivo financeiro para produzirem em suas áreas rurais.

“Essa linha de credito seria muito importante, pois poderiam investir em suas propriedades e viabilizar rendas sem a necessidade de buscarem empregos fora do campo”, complementou o presidente da Casa de Leis.

Internet nas associações de assentamentos

Em outra proposição que visa beneficiar os assentamentos locais, o vereador Nô encaminha requerimento às autoridades competentes, solicitando a instalação de torres e implantação de internet nas sedes das associações dos assentamentos do município de Rio Brilhante.

“A instalação de torres e implantação de internet seria de extrema importância no sentido de transmitir e gerar informações, uma vez que todo meio de comunicação necessita basicamente de internet”, disse o vereador Nô.

Matéria vinculada ao site do Canal Rural do dia 06 de janeiro de 2019 aponta  que “falta de internet no campo faz produtor perder tempo e dinheiro”. Em  diversos outros sites vinculados com o campo, afirmam que a falta de internet nos dias atuais são extremamente prejudiciais aos trabalhadores rurais que ficam prejudicados pela ausência dessa via rápida  dos meios de comunicação e sem as informações sobre recursos, meteorologia ideal para o plantio ou colheita, ou até mesmo a dúvidas à respeito do mercado financeiro e até mesmo para divulgação dos produtos.

Assessoria de comunicação -CMRB