Vereador João Pedro propõe implantação do “Programa Meia-Consulta”

Vereador João Pedro propõe implantação do “Programa Meia-Consulta”

O vereador João Pedro Alves (MDB), está propondo ao poder executivo através da Secretaria de Saúde a celebração de convênios com as Clínicas Médicas particulares existentes no município de Rio Brilhante para implantação do Programa de Meia-Consulta. A proposição foi encaminhada ao prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB), por intermédio da Indicação número 105/2019, aprovada na sessão legislativa, desta segunda-feira, 8 de março.

De acordo com o parlamentar, o intuito da matéria é diminuir filas de pacientes a espera de consultas com médicos especialistas pelo SUS. Aos pacientes que não tem condições de pagar a consulta inteira o  convênio estabelece um desconto de 50% (cinqüenta por cento) no valor da consulta, praticado pelas clínicas da iniciativa privada, sendo assim o município arcaria com a outra parte da consulta, dando aos pacientes condições de um atendimento mais adequado com mais agilidade.

João Pedro explicou que o procedimento funcionaria da seguinte forma, o Poder Executivo por meio da Secretaria de Saúde entraria em contato com os médicos responsáveis pelas clínicas que atendem no município, no sentido de apresentar o “Programa Meia-Consulta”, objetivando efetivar a parceria entre o Poder Público e Iniciativa Privada.

 Ainda, segundo o vereador, para fazer jus ao desconto de 50% o paciente deverá retirar na clínica médica em que pretende ser atendido, documento comprovando o agendamento ou pré-agendamento da consulta, contendo os dados pessoais do paciente e solicitação do referido desconto. De posse do documento expedido pela clínica, o paciente deverá comparecer na Secretaria Municipal de Saúde que analisará a solicitação deferindo ou não o pedido de meia-consulta. Esta analise levará em consideração, principalmente, a condição econômica do interessado, inclusive verificando seu cadastro em programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal, caso entenda necessário.

Assessorai de comunicação – CMRB