Vereador Furlan presta Moção de Solidariedade ao Sindicato dos Policiais Civis do estado

O vereador professor Mário César Furlan – MDB, prestou Moção de Solidariedade ao SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), em apoio à luta pela aposentadoria e pela reposição das perdas inflacionárias, bem como pelo reajuste salarial, em especial pela aprovação do texto da reforma da previdência de forma a igualar os direitos dos policiais civis aos dos policiais militares, constitucionalizando-os. A proposição foi aprovada por todos os parlamentares na sessão realizada nesta segunda-feira, 28.

Em sua justificativa, Furlan destacou que a Polícia Civil tem que ser reconhecida por seu trabalho e pelo risco que corre diuturnamente. Desde 2019 os policiais estão lutando pela aprovação do texto da Reforma da Previdência de forma a igualar os direitos dos policiais civis aos dos policiais militares, constitucionalizando-os, uma vez que ambas as instituições fazem parte das forças de segurança, correm os mesmos riscos, pois o crime não escolhe farda nem distintivo.

“Os policiais vivenciam um trabalho de risco constante, muitas vezes com dificuldades estruturais para exercer a função. Por isso, precisam da garantia de uma aposentadoria diferenciada, que reconheça o trabalho dos mesmos como atividade de risco”, defendeu o parlamentar.

Na manhã do último dia 4 de fevereiro um grupo de policiais civis se reuniu em frente a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em manifestação por reestruturação na aposentadoria policial e pela aprovação do projeto para reposição das perdas inflacionárias. Todos os sindicatos de policiais civis do Brasil, orientados pela Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), fizeram ações efetivas.

O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Giancarlo Corrêa Miranda, esteve presente no ato e ressaltou que a Polícia Civil precisa ser reconhecida pelo trabalho e risco que correm ressaltando a importância de igualar os direitos dos policiais civis aos dos policiais militares. A principal reforma pedida pela categoria é a PEC 133. “Precisamos lutar para constitucionalizar todos os nossos direitos, como integralidade, paridade, pensão integral para qualquer situação, além da aposentadoria por invalidez integral, e alíquota reduzida, com a justa aposentadoria Policial e uma pensão digna a nossos familiares”, declarou o presidente do SINPOL/MS. Ainda segundo informações da SINPOL-MS, os policiais civis querem que as emendas sejam acolhidas pelos deputados, pois, segundos eles, têm riscos de tratamentos diferenciados da aposentadoria. “Foi aprovado uma lei de proteção social, mas engloba apenas a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que tem atividade de alto risco, mas a Policia civil também tem”, frisou. O Sinpap/MS (Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul), também esteve presente na manifestação. O presidente João Cesar de Carvalho Moreira diz que a categoria busca um tratamento igualitário. “Queremos sensibilizar os parlamentares sobre a importância da aposentadoria policial, com respeito à paridade e integralidade, mesmo em Estados onde a reforma da Previdência já ocorreu, contrariando os interesses da classe”.

Assessoria de comunicação -CMRB