Vereador Adão propõe implantação do projeto “Cidade Vigiada”

O vereador Adão Evandro P. Leite (DEM), apresentou em plenário, indicação ao prefeito municipal, sugerindo que seja encaminhado ao legislativo municipal projeto de lei, denominado “Cidade Vigiada”, autorizando a conceder desconto no Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU a empresas e munícipes que instalarem câmeras de vídeo monitoramento de alta resolução em frente a seus estabelecimentos comerciais e/ou imóveis residenciais, possibilitando a visualização das vias e espaços públicos, que tem por finalidade incentivar a melhoria dos procedimentos de segurança pública por meio da iniciativa privada.

Em sua justificativa, Adão argumentou que a violência é, hoje, o maior problema das grandes cidades brasileiras e com Rio Brilhante não é diferente. No entanto, mais do que fazer esta constatação, é preciso partir para a ação e um bom começo é traçar uma parceria entre sociedade, Prefeituras Municipais e o Governo do Estado.

O Município e a sociedade têm que ter voz ativa nesta questão e assumir, ao lado do Estado, a responsabilidade pela gestão dos problemas da Segurança Pública, ajudando a traçar as linhas-mestras de combate à violência. Os prefeitos e a sociedade civil precisam se convencer disso, caso contrário, não se chegará  a uma solução para o grave problema da violência.

“É chagada a hora de apresentarmos alternativas concretas. E é justamente esse o objetivo da presente proposição, que tem como finalidade buscar na iniciativa privada medidas que possibilitem que as políticas de Segurança Pública no Município sejam eficazes. E em compensação aos munícipes e empresas que tiveram a iniciativa de implantarem o sistema de monitoramento, o Poder Público concederia um desconto no valor do IPTU, restando, portanto, uma autêntica e salutar parceria entre o poder público e a sociedade”, enfatizou.

Em suma, vale ressaltar que conforme noticiado pelas mídias, houve a solução de diversos delitos a partir da utilização de imagens captadas por câmeras de vídeos instaladas por particulares em suas residências ou estabelecimentos comerciais, fatos estes que só vêm corroborar com a proposta do projeto em questão, que possui o objetivo de ampliar o campo de vigilância para diversas áreas públicas, contribuindo, assim, não apenas com a solução dos delitos, mas fundamentalmente inibir as ações criminosas.

Segurança – Complexo Esportivo

Ao prefeito municipal e ao diretor-presidente da Funcerb, Adão solicitou a instalação de câmeras de segurança no Complexo Esportivo Enzo Freitas Rocha – Vila Fátima.

“Nos últimos dias temos recebidos diversas noticias de invasões em órgãos públicos para praticar atos de vandalismo, roubo, furto, para uso de droga e outros atos que vão contra a moral e contra os bons costumes. Nestes casos, as câmeras de segurança ajudarão a inibir este tipo de vandalismo e, em caso de invasão, ajudarão a identificar quem são estes elementos e assim as autoridades tomarem as medidas cabíveis”, justificou o vereador.

Assessoria de Comunicação – CMRB