Sessão Solene – Professor Tião recebe prêmio “Rio Brilhante Sustentável” 2016

O Engenheiro Agrônomo Sebastião Carlos da Silva recebeu do Poder Legislativo o “Prêmio Rio Brilhante Sustentável”, edição 2016. A entrega ocorreu em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal na noite do dia 07 de junho, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente no município.

Professor Tião, como é conhecido, foi escolhido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, através de Decreto promulgado pelo Presidente Sergio Rigo,   em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da preservação do meio ambiente.

DSC_1098

Presidida pelo vereador Jeto Marques, presidente da Comissão, a sessão aconteceu em   cumprimento a Resolução  nº 172, de 23 de abril de 2014, de iniciativa da vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa –Belinha. A outorga  tem como objetivo premiar pessoa, empresa ou entidade não governamental que tenha se destacado por sua atuação em defesa do meio ambiente, da natureza, dos interesses ecológicos bem como na promoção do desenvolvimento sustentável.

Em seu pronunciamento, Professor Tião disse que “é uma satisfação estar sendo homenageado por esta Casa de Leis. Quero agradecer aos vereadores, amigos e familiares e afirmar que tudo aquilo que você faz com amor e carinho Deus te dá em dobro”.

O vice-prefeito Wanderlei Barbosa, representando o Prefeito Sidney Foroni, parabenizou a Câmara Municipal, em especial a vereadora Belinha, pela criação do prêmio; discorreu sobre as ações da Secretaria de Desenvolvimento e destacou a indicação do nome do Professor Tião, como muito merecido.

O evento contou ainda com uma palestra sobre saneamento básico, proferida pelo  Supervisor de Unidade da Sanesul, Alvaro Ricardo Calábria de Araújo, Engenheiro Eletricista com especialização em Engenharia Ambiental e com a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico, pelo Arquiteto e Urbanista Eimar Ferreira, da MS Consultoria.

DSC_1077

A sessão foi prestigiada por representantes de entidades e empresas ligadas ao setor do agronegócio e meio ambiente, estudantes e população em geral; pelo Secretário de Desenvolvimento Natal Marchioro e pelos vereadores  Giancarlo Mariano, Aguinaldo, Belinha, Juraci e Célio Soares Cândido além do vereador Jeto. O presidente da Casa, Sergio Rigo, justificou sua ausência por motivos particulares.

Histórico do homenageado

DSC_1096

Sebastião Carlos da Silva é natural de Palmital-SP. Filho de Anézio Ferreira da Silva e de Conceição Maria Ferreira. Casado com Alzira Ferreira Dias da Silva e pai de Thiago, Lívia e Matheus.

Engenheiro agrônomo, pós graduado em Educação em Gestão Ambiental, já foi professor praticamente em todas as escolas do Município.

Chegou a Rio Brilhante no ano de 1978 para iniciar suas atividades como Engenheiro Agrônomo da firma de Planejamento Platec e posteriormente na Produtora de Sementes Roos.  Foi jogador profissional do Esporte Clube Águia Negra quando a equipe conquistou o título em 1984. Contribuiu no esporte  com a Escolinha de Futebol Bom de Bola Bom na Escola.Na cultura e na música era destaque no Estado com o Grupo Musical Alma da Terra e como dupla Jornalista e Garimpeiro.

Prestou concurso publico municipal e foi aprovado no cargo de Engenheiro Agrônomo. Assim suas atividades profissionais foram devidamente voltadas ao nosso meio ambiente. Iniciando um levantamento de revitalização dos córregos Arara, Estiva e Areias e suas nascentes, realizou diversas campanhas para a sensibilização da população na proteção do meio ambiente. Foi responsável pela implantação do viveiro de mudas iniciadas no Parque Industrial e depois na Fundação Professor Oacir Vidal.

Por duas gestões municipais atuou no cargo de Secretário Municipal de Agricultura. Participou do inicio da implantação de assentamentos rurais em Rio Brilhante, desenvolvendo projetos para a Agricultura Familiar. Contribuiu para criação da Associação de Apicultores de Rio Brilhante – APIRB; iniciou o projeto da Feira do Produtor; da I Festa Integrada com escolas e entidades; da I Festa do Folclore, também com a participação de escolas e entidades. Presidiu o Conselho Municipal de Proteção, Manejo e Conservação de Recursos Ambientais – COMPARA e atuou em vários outros conselhos municipais. Trabalhou na revitalização da Praça de Prudêncio Thomaz, implantou o Projeto Praça das Orquídeas; trabalhou na revitalização paisagística da Avenida Lourival Barbosa e Benjamin Constant.

Atualmente é presidente do Conselho da Comunidade, é secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, membro do Conselho de Alimentação Escolar e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e  membro atuante do Rotary Clube de Rio Brilhante..

Principais participações:

Homenageado pelo CREA-MS por 30 anos como profissional ativo; Palestrante pelo MOBRAL, na escola Camilo Piazalunga no Distrito de Nova Alvorada do Sul (Zuzu); Participante da 1° Conferencia Municipal do Meio Ambiente – Mudanças Climáticas; Homenagem de Honra ao Mérito do Grupo de Voluntários Ambientais (GVA) por excelentes serviços prestados à preservação e conservação do Meio Ambiente; Palestrante no II Encontro Estadual de Apicultura no Município de Amambaí; Palestrante do VI Encontro Sul-Mato-Grossense da Apicultura Pantaneira no Município de Bonito; Formação Profissional pelo SENAR em Aproveitamento na Capacitação de Cultivo de Orquídeas; Participante do I Encontro de Citricultura de Mato Grosso do Sul – Promovido pela Secretária de Estado de Meio Ambiente; Participante do Programa de Formação de Gestores de Projetos Culturais de Mato Grosso do Sul; Membro de Banca Avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso, da UFMS no Curso EAD de Biologia; Menção Honrosa de Agradecimento da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados em nosso Município.