Sessão ordinária de 13 de outubro

PROPOSIÇÕES DE VEREADORES

VEREADOR JOSÉ MARIA CAETANO DE SOUSA – NÔ – DEM

Polo UEMS
Requerimento ao secretário de estado de Infraestrutura solicitando implantação de um polo da UEMS “Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul” com variedades de cursos superiores.
Os estudantes rio-brilhantenses necessitam de um polo de curso superior, uma vez que saem do município diariamente para estudarem em outras cidades. Um pólo na cidade daria oportunidades a um número maior de pessoas buscarem uma formação em um curso superior.
Outro ponto a ser destacado é o compromisso firmado neste sentido pelo governador na campanha eleitoral, o que nos dá muita esperança para essa tão sonhada realização para o município

Sala Lilás
Requerimento ao prefeito e ao delegado titular da Polícia Civil de Rio Brilhante solicitando reaparelhamento e implantação da Sala Lilás e a realocação do Conselho Tutelar para o prédio ao lado da Delegacia de Polícia Civil, prédio este que era utilizado pela secretaria de Desenvolvimento.
Seria um espaço para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual. As vítimas terão mais privacidade e o local terá uma equipe multidisciplinar composta por policiais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras para realizar os atendimentos especializados, dando suporte às vítimas, auxiliando-as a superar os impactos da violência sofrida, ajudando a resgatar a autoestima e a autoconfiança.
A integração dos serviços pretende ajuda-las a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida.

VEREADOR CARLOS ROBERTO SEGATTO -TUCURA – PTB

Aquisição de tablets
Requerimento ao deputado federal Loester Trutis solicitando emenda parlamentar de R$500 mil para aquisição de 200 tablets com software educacional. O objetivo é de auxiliar na recuperação dos alunos afetados pedagogicamente pela pandemia em toda rede municipal de educação.

Pintura de quebra-molas
Indicação ao prefeito e ao secretário municipal de Infraestrutura sugerindo que sejam pintados todos os quebra-molas e colocadas placas indicativas.
Considerando que a precariedade das sinalizações de trânsito é um dos principais motivos causadores de acidentes, o vereador, a pedido da população, faz tal indicação.

Iluminação pública
Indicação ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que sejam colocadas lâmpadas na Rua Nagib Borges no parque industrial.
Toda essa rua está praticamente às escuras colocando em risco as famílias que ali residem. Com as ruas iluminadas as pessoas terão mais segurança.

VEREADORA WANDRESSA BARBOSA– PSD

Pavimentação
Indicação ao prefeito, ao secretário de Infraestrutura e ao gerente da Agetrat sugerindo que seja feita a recuperação da pavimentação asfáltica nas ruas dos Bairros Progresso Loteamento Por do Sol e Jatobá.
De acordo com a reclamação de moradores da região, a situação do asfalto, que possui grande número de buracos, precisa de reparos com urgência porque a população não é obrigada a transitar em uma via cheia de irregularidades por causa do péssimo serviço que a empresa fez.
O asfalto ruim, que já ganhou o nome de “casca de ovo”, está colocando em risco a vida de motoristas e motociclistas. A pavimentação mal feita dura, em média, cinco anos e esse prazo coincide muitas vezes com o fim da responsabilidade da empresa responsável pelo loteamento. A partir daí, o município é quem arca com os gastos de manutenção.

Bocas de lobo
Indicação ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que providencie a construção/instalação de bocas de lobo na Rua Professora Etelvina Vasconcelos, esquina com a Av. Lourival Barbosa.
O escoamento de água nesse local fica prejudicado pela inexistência de boca de lobo. Encontramos lixo misturados com água acumulada o que vem propiciando o mau cheiro, incomodando os moradores da vizinhança. É necessária uma ação do Poder Público e a instalação da boca de lobo é uma alternativa viável para sanar o problema.

VEREADOR VENIZELOS PAPACOSTA NETO – PSL

Escoamento de águas pluviais
Indicação ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que tomem as devidas providências para o escoamento das águas pluviais empossada na Rua Laucídio Coelho, Bairro Olímpico.
A sugestão é que seja construída uma canaleta no local, sendo que constantemente empossa água na rua, e com a falta de uma canaleta para escoamento da água, faz com que o asfalto ceda e a via pública fique esburacada, causando transtorno para os motoristas e pedestres.

Reforma no parquinho
Indicação ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura sugerindo que se estude a possibilidade de fazer uma reforma no parquinho da Praça Dr. Boaventura.
Alguns brinquedos deste parque infantil se encontram quebrados e com pontas salientes, oferecendo riscos de acidente às crianças que brincam no local. É necessário efetuar a troca ou manutenção dos mesmos.

Casamento comunitário
Indicação ao prefeito e à secretária de Assistência Social sugerindo que estude a possibilidade de realizar casamentos comunitários, visto que não ocorreu esse ano em alusão aos 92 anos de Rio Brilhante.
Como já ocorreu em anos anteriores, muitos casais aguardavam a data do aniversário da cidade, para se casar no evento comunitário, devido ao valor expressivo cobrado pelos casamentos civis.
A não ocorrência desses casamentos comunitários deixou muitas pessoas desapontadas, pois nesse tempo de pandemia, esse gasto para uma família fica bem difícil, tendo que postergar o sonho de se casarem.

Assessoria de Comunicação – CMRB