Saúde vocal dos professores é preocupação do vereador Nô

Saúde vocal dos professores é preocupação do vereador Nô

O vereador Zé Maria – Nô (DEM) teve aprovado requerimento ao prefeito Donato Lopes e ao secretário de Saúde Marcio Grei, com o intuito de obter informações quanto ao  cumprimento da lei 1225/2002 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal dos professores da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

Em sua justificativa, Nô argumentou que nosso maior bem, é a saúde, em especial a saúde vocal, pois necessitamos desse importante sentido. No tocante aos profissionais da área da educação, principalmente os  professores, a saúde vocal é de extrema importância, uma vez que utiliza muita a voz em sala de aula, podendo ocorrer diversas disfonias entre outras.

“O requerimento proposto, seria no sentido do cumprimento desta lei, sendo os profissionais da educação atendidos periodicamente por fonoaudiólogos ou médicos, prevenindo que as disfonias aconteçam entre esses profissionais que necessitam tanto de suas vozes, assim, a prevenção e os ensinamentos dos profissionais da saúde, podem evitar complicações se tratando de saúde vocal”, disse o vereador.

De acordo com a  Constituição Federal, nos artigos 196 à 200, a saúde é tratada como forma  prioritária onde todos tem direito a ela, e a prevenção é fundamental em diversos casos, como traz o artigo 198, II: “as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais’’.

“Desta forma, contamos com o acolhimento do executivo para cumprimento desta tão importante lei que beneficiará os profissionais da área da educação”, finalizou.

Assessoria de comunicação – CMRB